TRT-8 participa do 1° Circuito Inovar, evento do TRE do Pará que discute inovações no Poder Judiciário

Membros do Laboratório de Inovação, Inteligência e ODS do TRT-8 participaram do evento
Fotografia em ambiente fechado de sete pessoas lado a lado, sendo quatro mulheres e três homens
— Foto: ASCOM8

Inovações atreladas ao Poder Judiciário integram o centro do debate do 1º Circuito Inovar, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-Pará). Membros do Laboratório de Inovação, Inteligência e ODS (LIODS) do TRT-8 foram convidados para compor a programação, que ocorreu de 24 a 26 de junho, e apresentaram cases de utilização de inovação dentro do regional.

Para representar o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), participaram do evento Alex Barros dos Santos, coordenador do Escritório de Projetos da Presidência; Aline de Oliveira Silva, assessora de Projetos, Coordenadoria do Escritório de Projetos da Presidência; Carolyne Soares de Castro, coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas; Claudilena Puget da Fonseca, chefe da Seção de Capacitação de Servidores; Luciano Ribeiro da Rocha Carneiro Leão, assistente da Seção de Capacitação de Servidores; entre outros membros do TRT-8.

Os servidores Carolyne Castro e Alex Barros apresentaram o case “Oficina de Design Thinking para Construção Colaborativa do PAC (Plano Anual de Capacitação) de 2023”, mostrando os benefícios e resultados alcançados com a inovação. O plano de capacitação é o documento em que são definidos todos os cursos, eventos e capacitações para os servidores realizados pelo tribunal. 

Segundo Alex Barros, no ano de 2022 foram realizadas 10 oficinas, com 10 áreas diferentes, para discutir quais eram as capacitações, quais problemas deveriam ser resolvidos e quais os resultados que seriam atingidos com as capacitações realizadas pelo tribunal. “Foi um momento em que a gente pôde utilizar essa metodologia de inovação chama ‘design thinking’ para construir um plano de capacitação com a participação dos servidores e foi positivo porque conseguimos colocar o servidor no centro e, a partir da participação de todos, discutir quais eram as melhores capacitações para resolver um problema e atingir um resultado”, explica.

Após a apresentação do case, houve ainda uma roda de conversa em que foram colocados em questão os desafios de fomentar a inovação no Poder Judiciário no Pará. O evento promoveu também oficinas de agilidade, formação de facilitadores e de técnicas de design thinking. A servidora Carolyne Castro representou o TRT-8 e participou das dinâmicas nos últimos dias de evento.

1º Circuito Inovar - O evento aconteceu de 24 a 26 de maio e foi o primeiro feito pelo laboratório de inovação do TRE, o Aldeia iLab. Durante os três dias de programação, foram realizadas palestras e rodas de conversa que abordaram a temática da inovação, especialmente no setor público. Para participar e contribuir com as discussões, foram convidados representantes de todos os tribunais do Pará.

Para os organizadores, o Circuito Inovar permitirá uma maior integração entre servidoras(es) do judiciário paraense, além de colaborar com a evolução dos laboratórios regionais, favorecendo o estabelecimento de parcerias e de novas formas de atender o público.

Com informações do TRE-Pará.

 

#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado de sete pessoas lado a lado, sendo quatro mulheres e três homens.