TRT-8 participa do 2º Encontro de Servidores de NUPEMECs e CEJUSCs da Justiça do Trabalho
A desembargadora Francisca Oliveira Formigosa, responsável pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (NUPEMEC) do TRT-8 e Carol Savino, Chefe da Divisão Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do (CEJUSC) do TRT-8 participam até hoje, em Brasília, do 2º Encontro de Servidores dos Núcleos e Centros de Conciliação Trabalhista.
Durante os painéis foram abordados temas sobre a teoria e prática da mediação organizacional no âmbito da gestão estratégica de CEJUSCs; a ética do afeto - o estado de presença e as relações nas mídias sociais, entre outros.
Carol Savino, do Cejusc Belém, foi a mediadora do painel com o tema Teoria e Prática da Mediação Organizacional no âmbito da Gestão Estratégica de CEJUSCs que teve como palestrante a juíza Déa Yule, TRT da 24ª Região.
Portal da Conciliação – Durante o evento, a Justiça do Trabalho lançou oficialmente, na última quinta-feira (13), o Portal Nacional da Conciliação Trabalhista, com informações sobre as fases de um processo trabalhista e os caminhos para encurtar o tempo de tramitação por meio de uma solução consensual.
Na página, hospedada no site do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), é possível saber todos os detalhes de como funciona um acordo dentro de um processo judicial por meio de audiências de mediação e conciliação. O espaço também reúne os links dos 110 Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cejuscs) dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho e depoimentos de quem já participou de conciliações na Justiça do Trabalho.
Além do portal da conciliação, a Justiça do Trabalho também lançou um guia em forma de cartilha com as principais informações sobre a conciliação trabalhista.
O lançamento feito durante o 2º Encontro de Servidores dos Núcleos e Centros de Conciliação Trabalhista.
Na abertura do evento, o presidente do TST e do CSJT, ministro Lelio Bentes Corrêa, enfatizou que a conciliação é um dos meios mais eficientes de buscar a reparação de um direito violado. “Essa missão conciliadora é central para a Justiça do Trabalho e particularmente importante para essa gestão”.
*Com informações do TST.
#ParaTodosVerem: Imagem 01 - Fotografia em ambiente fechado que reúne na bancada três homens que vestem paletós na cor escura, ao lado uma mulher branca com cabelos loiros que veste roupa preta.
Imagem 02 - Fotografia em ambiente fechado, uma mulher branca de cabelos longos e loiros, ela usa óculos de armação preta. Ao fundo uma faixa com os dizeres: II Encontro do Nupemecs e Cejuscs da Justiça do Trabalho. Fim da descrição.