TRT-8 promoveu palestra sobre distúrbios do sono para servidores (as) e magistrados (as)

A programação é uma iniciativa da Coordenadoria de Saúde do TRT-8
Fotografia em ambiente fechado. Ao centro, se encontram dois homens lado a lado.
— Foto: ASCOM8

Além de restaurar nossas energias físicas e mentais, o sono também é essencial para consolidar nossas memórias e fortalecer nosso sistema imunológico, garantindo assim uma vida saudável e equilibrada, inclusive dentro do ambiente de trabalho. Este tema foi tratado na palestra “Distúrbios do Sono”, realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) na tarde desta quarta-feira, 26, no auditório Aloysio Chaves. O evento contou com a participação de servidores, servidoras e magistrados do Tribunal e teve como ministrante o dentista Anderson Kikuchi.

Parte de uma iniciativa da Coordenadoria de Saúde (CODSA) do TRT-8, a programação sobre distúrbios do sono inaugura a série de palestras guiadas pela temática da saúde para magistrados, magistradas, servidores e servidoras do TRT-8 durante o ano de 2023. A explanação do dentista sobre as diversas problemáticas relacionadas ao ato de dormir está disponível no canal do YouTube do TRT-8. Confira aqui.

O palestrante Anderson Kikuchi é dentista e especialista em odontologia do sono pela Unifesp, e além de especificar cada um deles, também explicou como eles são adquiridos e como combatê-los. Foi a primeira vez de Kikuchi realizando a palestra no Tribunal, que comenta ter se sentido feliz com a interação e participação dos participantes. 

“A mensagem que deixo é que as pessoas passem a olhar mais para si, para se cuidar mais, porque todo mundo quer qualidade de vida. As pessoas acham que qualidade de vida é estar em Miami, nas Maldivas ou estar com a conta cheia, e às vezes, atrás disso, você sobrecarrega muita coisa, inclusive o sono. Então você acaba sucumbindo o seu sono em busca de alguma coisa e acaba piorando, e depois tendo que correr atrás”, declara o dentista.

Durante a palestra, Anderson Kikuchi alertou os participantes sobre a quantidade de horas de sono diárias que garantem ao indivíduo qualidade de vida: seis horas. Matheus Silva, que esteve presente, confessou que não segue esta recomendação, mas que a explicação do dentista abriu seus olhos. “Agora vou procurar dormir as seis horas, mas é um processo. A gente tem que organizar a vida de dia para fazer a noite funcionar”, relata. 

O participante ressaltou ainda que o tema é fundamental e que as pessoas não procuram muito saber. “Quando a gente recebe esse tipo de informação, vemos que tem muita coisa que afeta o nosso dia a dia só por causa do sono ou da forma que a gente tem dormido”, finaliza.

Para o mês de maio, o projeto prevê uma segunda palestra, mas dessa vez sobre o bruxismo, com a dentista Tatiana Foscaldo. A programação está confirmada para o dia 17 de maio e irá abordar as causas, tratamento, reconhecimento do distúrbio e as consequências, segundo o chefe da Divisão de Atendimento Odontológico do TRT-8, Helder Pontes. 

Confira mais fotos do evento aqui.

 

#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado. Ao centro, se encontram dois homens lado a lado, eles sorriem para a foto e usam roupas sociais. Ao fundo, diversas cadeiras do auditório na cor de vinho repleta por pessoas que ocupam os lugares.