TRT-8 realiza blitz de combate ao assédio moral e sexual no Fórum Trabalhista de Belém
Na manhã desta sexta-feira (10), o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual, com o apoio do Comitê de Incentivo à Participação Feminina na Justiça do Trabalho e da Comissão de Mulheres Advogadas da OAB-PA, realizou a blitz de combate ao assédio no Fórum Trabalhista de Belém. A ação reuniu magistrados (as) e servidores (as) do CEJUSC Belém e das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Vara do Trabalho de Belém.
“É um evento importante para nos sensibilizar e sensibilizar os outros da importância de ter um ambiente de trabalho saudável. A campanha tem o apoio total da Justiça do Trabalho da 8ª Região, nos dias atuais não podemos tolerar o assédio moral e sexual e precisamos combater isso”, pontuou o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, desembargador Marcus Augusto Losada Maia.
O objetivo da campanha é conscientizar o público a combater qualquer tipo de assédio e discriminação, presencial ou virtual, no ambiente de trabalho. Outra finalidade da campanha é apresentar os canais de denúncias.
"Precisamos trabalhar de forma tranquila e segura, pois o trabalho seguro envolve o aspecto das relações intersociais e também do aspecto da saúde mental. Nós precisamos ter saúde física e, também, saúde mental dentro e fora do local de trabalho, para que possamos exercer nossa profissão com tranquilidade e segurança”, enfatizou a desembargadora Maria de Nazaré Medeiros Rocha, coordenadora do Comitê de Incentivo à Participação Feminina na Justiça do Trabalho.
A ação em conjunto com a OAB/PA faz parte da campanha nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, realizada por meio da Comissão Nacional da Mulher Advogada, titulada Advocacia Sem Medo. “Essa campanha contra o assédio moral e sexual é uma campanha nacional, o Conselho Federal da OAB vem fazendo esse trabalho em todo Brasil. E, aqui no Pará, nós estamos trabalhando em parceria com o TRT-8 para esclarecer e estabelecer um bom relacionamento e evitar esses problemas que atingem tanto a advocacia quanto os servidores. No Pará, a Justiça do Trabalho da 8ª Região é a primeira a receber esta campanha”, afirmou Claudiovany Teixeira, corregedora da OAB Pará.
Garnier Franco Araújo, diretor de Secretaria da 2ª Vara do Trabalho de Belém, destacou que é fundamental estar aberto para o diálogo sobre o assunto, especialmente no âmbito judicial. “É de suma importância tratar desses assuntos que são tabus na nossa sociedade, especialmente dentro de um órgão de Justiça. Então é de relevância extraordinária! Muito importante também o fato da jovem advocacia está participando dessa campanha. Essa questão do assédio, como foi dito aqui, é uma mão de via dupla; a gente às vezes é assediado e outras vezes estamos na condição também de assediador e não percebemos isso. Essas reflexões são importantíssimas para a gente melhorar como sociedade”, contou Garnier.
Confira aqui as fotos do evento.
Serviço: Mais informações sobre as ações de combate ao assédio moral e sexual ou realizar denúncias
Canais de denúncia de assédio: Ouvidoria - 4008 7250 Ouvidoria da Mulher - 4008 7247 ou ouvidoria@trt8.jus.br | Comissão do Tribunal - comissao.assedio@trt8.jus.br | Comissão do 1ª Grau - comissao.assedio1grau@trt8.jus.br
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado. Centralizado um grupo pessoas enfileiradas, 20 mulheres e 2 homens. Fim de descrição.