TRT-8 realiza cerimônia de entrega da Unidade Móvel da Itinerância 2024

A ação acontece nesta quarta-feira, 13, às 9h, no prédio sede do tribunal.
ParaTodosVerem: Arte gráfica com fundo branco e carreta azul ao centro.
— Foto: ASCOM8

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) convida a imprensa local para participar da cerimônia de entrega da Unidade Móvel da Itinerância 2024. Com o objetivo de estar cada vez mais próximo da população, o tribunal inova mais uma vez para que todos e todas tenham acesso aos serviços oferecidos pela Justiça do Trabalho. 

A carreta adaptada de forma completamente acessível, possui duas salas de audiência, espaço de recepção, área de copa, banheiro, geradores de energia independentes e conexão à internet. Tudo isso com o intuito de garantir o melhor serviço possível para aqueles que precisam, potencializando o atendimento durante a itinerância. 

A unidade móvel da Justiça do Trabalho sairá em comboio do depósito do regional, localizado em Ananindeua, e seguirá até o prédio sede do tribunal, localizado na praça Brasil. Após a coletiva de imprensa, que ocorrerá na Central de Atendimento do edifício sede do TRT-8, o presidente do regional, desembargador Marcus Augusto Losada Maia, apresentará as instalações da carreta. 

A primeira etapa da itinerância inicia no dia 26 de fevereiro de 2024 e segue até 1 de março e, passará, respectivamente, pelos municípios de Belém, Marituba, Benevides, Concórdia do Pará e Tomé-açu. 

Itinerância

Tendo como principal missão realizar justiça nas relações de trabalho aos mais de 8 milhões de habitantes dos estados do Pará e Amapá, o tribunal conta com 56 varas do trabalho, sendo 48 no Pará e 8 Varas do Trabalho no Amapá. 

A itinerância é um projeto que faz parte do tribunal desde a década de 70, tendo sua primeira ação realizada no município de Barcarena. Com um barco, a equipe do tribunal levava os serviços  trabalhistas aos ribeirinhos e localidades de difícil acesso.

Em 2023 a Justiça Do Trabalho promoveu a Jornada Cidadã que, por meio da Itinerância, levou vários serviços para a população do município de Oiapoque, atendendo as aldeias indígenas: Kuahi e Kumarumã, no extremo norte do Amapá.