TRT-8 realiza roda de conversa sobre assédio com colaboradores(as) terceirizados(as)

Ação faz parte de programação para conscientizar a prevenção e o enfrentamento ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho
Fotografia em ambiente fechado de um auditório com diversas pessoas sentadas em cadeiras.
— Foto: ASCOM8

Para abrir a Semana de Prevenção e Enfrentamento do Assédio, foi realizada com colaboradores(as) terceirizados(as) do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) uma roda de conversa sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. A iniciativa é uma realização do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual do TRT-8 e segue até o dia 12 de maio.

Participaram deste primeiro evento os terceirizados e terceirizadas atuantes no tribunal. A roda de conversa abordou principalmente os conceitos de assédio moral e sexual e como identificá-los.

Para Deysianne Santos, colaboradora terceirizada do TRT-8 e integrante do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual, as ações sociais e palestras realizadas pelo Tribunal em conscientização ao tema abre um espaço de escuta para todo o público interno. “O Tribunal abriu as portas para receber essa questão do assédio sem discriminar o degrau da escada que a vida nos impõe. Por meio dessas ações e de ter um espaço que ouça a gente a qualquer momento, nós nos sentimentos dentro de qualquer processo”, acrescenta.

Outra colaboradora terceirizada que também integra o Subcomitê é Daynara Nascimento de Sousa, que atua na área de limpeza do espaço do tribunal. A funcionária conta que o convite para fazer parte do colegiado temático foi muito bem recebido por ela e por sua equipe, majoritariamente composta por mulheres. “Nós nos sentimos abraçadas pelo TRT. É algo que esperávamos muito, então foi muito gratificante participar dessa equipe e saber que agora temos uma voz para falar pela gente, ter com quem contar”, celebra.

Planejada para ser um momento de acolhimento e escuta dos integrantes do quadro funcional, a roda de conversa permitiu que os ouvintes pudessem esclarecer dúvidas e debater sobre a temática do assédio. Rosemeire Brito, que participou da conversa, apontou que “o evento foi muito produtivo. Essas ações são muito importantes para a conscientização de todos e abertura de diálogo principalmente com quem trabalha na recepção e está diariamente lidando com o público”. 

Atenção - O assédio moral pode incluir comportamentos abusivos, humilhações, discriminações e ameaças por parte de colegas, chefes ou superiores hierárquicos. Já o assédio sexual envolve condutas de cunho sexual, como propostas, insinuações, toques e comentários ofensivos. 

Essas situações são extremamente prejudiciais para a vítima, causando danos psicológicos e emocionais, além de afetar a sua produtividade e desempenho no trabalho. Por isso, todas as empresas e instituições têm a responsabilidade de criar um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus funcionários, através de políticas e práticas que combatam o assédio moral e sexual. 

É importante que haja uma cultura de respeito e tolerância zero com qualquer forma de assédio, com canais seguros e confidenciais para que as vítimas possam denunciar essas situações.

Confira as fotos da roda de conversa aqui.

 

#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado de um auditório com diversas pessoas sentadas em cadeiras. Elas estão de frente para uma mulher que está em pé, tem cabelos longos e loiros, usa blusa verde e calça laranja. Fim da descrição.