TRT-8 recebe a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nesta terça-feira, 12

Durante a visita, foi lançada a Campanha do Círio 2023 do TRT-8
: Fotografia em ambiente aberto, em primeiro plano uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré com um manto com pedras branca e rosa.
— Foto: ASCOM8

A manhã desta terça-feira, 12, foi abençoada pela visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que, às nove horas da manhã, chegou conduzida pela Diretoria da Festa do Círio na entrada principal do prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região.

O presidente do TRT-8, desembargador Marcus Augusto Losada Maia e a Corregedora Regional, desembargadora Maria Zuíla Dutra receberam a imagem peregrina, que foi levada para o auditório Aloysio da Costa Chaves. Na passagem, um grupo de alunos da educação infantil da Escola Estadual Waldemar Ribeiro fez um corredor colorido, todos com o anel do catavento, símbolo do Combate ao Trabalho Infantil, e saudaram a Padroeira dos paraenses. A vice-presidente do TRT-8, desembargadora Ida Selene Sirotheau, levou a imagem peregrina até o altar preparado no auditório.

Um momento de emoção, agradecimento pelas graças recebidas ao longo do ano. A visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é aguardada pelos magistrados (as), servidores (as), colaboradores (as) e estagiários (as) do TRT-8.

A médica da Coordenadoria de Saúde do TRT-8, Luciana Ramoa Farias, estava emocionada com esse encontro. “A gente sabe que todos os dias estamos perto de Nossa Senhora, mas visualizar a imagem nos traz a certeza da sua presença real todos os dias no meio de nós, nos convidando a fazer o que Jesus nos disse. Obrigada Mãe por tantas graças, por teu amor diário constante por todos nós, em nossa casa de trabalho, o tribunal”.

A oficial de justiça Pakissa Rivero, participou pela primeira vez deste momento no prédio-sede. Ela atuava na Vara do Trabalho de Paragominas e desde julho está lotada em Belém. “Só tenho agradecer a Nossa Senhora, achei lindo, emocionante, não estava preparada para tamanha emoção e vejo realmente que o povo paraense é muito devoto”.

O servidor Estilac Borges Filho, da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do TRT-8, afirma que toda vez que participa da programação da visita se emociona bastante. “Sempre fui devoto de Nossa Senhora, acompanho o Círio há muito tempo, já acompanhei na corda. Esse ano será mais especial, eu faço 40 anos e meu aniversário vai ser no dia do Círio. Sempre que a imagem peregrina vem aqui eu agradeço e peço bênçãos, agradecer principalmente pela minha família”, explica.

O Presidente do TRT-8, desembargador Marcus Augusto Losada Maia, ressalta que o Círio de Nazaré é uma festa para todos nós. “Estou extremamente emocionado com a visita da imagem peregrina. Acredito sinceramente que essa casa fica muito mais abençoada com a presença da imagem. Agradeço a presença de todos e de todas, agradeço a Diretoria da Festa e que a gente consiga caminhar, no sentido de fazer Justiça de forma permanente”, pontua o presidente.

Campanha – A Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-8 fez o lançamento oficial da Campanha do Círio 2023, capitaneadas pelas gestoras regionais, desembargadora Maria Zuíla Dutra e a juíza do Trabalho, Vanilza Malcher.

A gestora regional do programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem e corregedora regional do TRT-8, desembargadora Maria Zuíla Dutra, ressaltou que o momento é de indescritível emoção para todos, é também uma ocasião especial para a comissão que lança a Campanha do Círio de Nazaré 2023, promovida desde 2015, em parceria com a Diretoria do Círio de Nazaré, Arquidiocese de Belém, diversas instituições, entidades, empresas e sociedade em geral, e o imensurável apoio dos padrinhos-cidadãos e voluntários da nossa comissão.

A magistrada informou que a Campanha do Círio 2023 será para promover atividades à vida plena das crianças e adolescentes. “Cada ano nós criamos uma frase de súplica aliada ao tema do Círio, a súplica deste ano é 'Maria que o sinal de esperança que anuncias seja de vida plena e de paz a crianças e adolescentes'. Iremos trabalhar três vertentes: O trabalho infantil e o poder de transformar essa realidade a partir do protagonismo individual e coletivo; o estímulo a produção de hortaliças, nas escolas e nas comunidades como forma de contribuir para segurança alimentar de crianças e adolescentes, pois no Brasil, 1/3 da população brasileira está vivendo em situação de insegurança alimentar e 10% sem ter o que comer, está passando fome; difusão da prática de economia solidária para contribuir ao estabelecimento de relações sociais, econômicas e ambientais mais justas e sustentáveis".

A desembargadora Maria Zuíla Dutra finalizou agradecendo o apoio de todos. “Esperamos contar com o apoio dos magistrados, magistradas, servidores e servidoras que sempre nos apoiam. A presença da nossa Mãe, a imagem peregrina no nosso Tribunal reabastece as nossas energias para continuarmos lutando contra o trabalho infantil, pela vida plena de crianças e adolescentes”.

Os alunos do quarto ano do ensino fundamental da Escola Estadual Waldemar Ribeiro participaram da programação. Miguel Santos da Silva, 11 anos, fez um pedido para a imagem peregrina. “Achei muito legal participar aqui, pedi para Nossa Senhora para que eu consiga tirar boas notas e passar de ano”. A aluna Aycha Nascimento, de 10 anos, fez um pedido de bênçãos a todos que estavam presentes na programação do TRT-8

Confira aqui as fotos da visita da imagem peregrina. 

#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente aberto, em primeiro plano uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré com um manto com pedras branca e rosa. A imagem é carregada por um homem, alto, usa óculos preto, terno cinza, camisa branca e gravata amarela. Ao lado uma mulher branca, cabelos pretos, usa blusa branca e blazer preto. Fim da descrição.