TRT-8 reúne com representantes de escolas para firmar parcerias para a campanha do Círio 2023
“Maria, que o sinal de esperança que anuncias seja de vida plena e de paz a crianças e adolescentes”, esta é a súplica feita pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) para a campanha do Círio deste ano. E para deixar a ação ainda mais forte, a comissão promoveu uma reunião com professores(as) e diretores(as) de escolas públicas de nível fundamental e médio de Belém para estabelecer uma rede de apoio e de parcerias importantes.
No Brasil, 1/3 da população está vivendo em situação de insegurança alimentar, e 10% sem ter o que comer. Por isso, a campanha do Círio 2023 do TRT-8 tem como uma das suas vertentes o estímulo à produção de hortaliças nas escolas e comunidades, sendo uma forma de contribuir com a segurança alimentar de crianças e adolescentes. A prática desta atividade dentro das escolas foi uma das pautas principais do encontro da comissão com os docentes de escolas municipais e estaduais, realizado na tarde desta terça-feira, 12, nas instalações da Divisão de Apoio à Infância do TRT-8.
Para a professora da Escola Estadual Paulino de Brito, Anacelia Coelho, esta iniciativa do TRT-8 levanta um ponto muito importante dentro do ambiente escolar. “É assim que vamos poder inserir o foco de como ter uma alimentação saudável, produzido pelos próprios alunos na escola. A expectativa é grande, vamos começar a fazer o projeto de ornamentação de onde vai ser o local adequado e depois disso vamos escolher as turmas para que possamos inserir os alunos na produção da horta, desde a montagem até o produto final”, apontou.
A campanha do Círio 2023 tem como objetivo montar e doar kits de hortaliças para as 50 escolas parceiras da campanha, a cada camisa adquirida equivale a um novo kit.
Além disso, a reunião também pautou a possibilidade de realizar oficinas de confecção de cataventos dentro das escolas, para que eles sejam levados às ruas de Belém a partir da sexta-feira que antecede o Círio. Segundo a juíza do Trabalho e vice-coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-8, Vanilza Malcher, a ideia é produzir 20 mil cataventos.
“Nós pretendemos continuar as oficinas de catavento, do ‘anel dos cinco super poderes’, que nós estaremos transmitindo aos alunos durante toda a quadra nazarena. Foi uma reunião muito produtiva, saiu todo mundo muito animado e estimulado daqui, e é esse o objetivo”, acrescentou a juíza.
Uma prova desta animação foi a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Deodoro de Mendonça, Rosalba Araújo, que levará à direção da escola a proposta de realizar as oficinas de catavento com os alunos. “Eu achei essa proposta maravilhosa e espero estimulá-los. Eu quero envolver a juventude a fazer esse trabalho”, afirmou.
O encontro foi o momento também para a apresentação da primeira edição da Romaria da Acessibilidade, promovida pelo Núcleo ACESSAR (Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). A Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-8 firmou parceria com o projeto, representado pela professora Andréa Miranda, coordenadora do ACESSAR, e destinará mil cataventos para compor a romaria.
Na oportunidade, Andréa agradeceu pela parceria do tribunal e disse que a romaria será uma oportunidade para as pessoas manifestarem sua fé e de mostrar que pensar na acessibilidade não é algo tão complexo. “Estamos organizando essa romaria e fazendo várias reuniões com representatividades do público que necessitam de acessibilidade. Toda a nossa campanha está sendo de forma acessível e a nossa parceria com TRT-8 é linda. Tudo lá vai estar lindo, com muitos cataventos”, celebrou.
A Romaria da Acessibilidade está programada para o dia 21 de outubro e contará com diversos pontos de apoio espalhados pelo percurso.
Confira mais fotos da reunião aqui.
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado de diversas pessoas em pé, lado a lado.