Vice-presidente e corregedora regional do TRT-8 recebem outorga em homenagem ao Dia da Mulher
Em cerimônia realizada no Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) durante a manhã de quarta-feira, 8, o tribunal homenageou 30 personalidades femininas que foram agraciadas com a medalha Lydia Dias Fernandes.
A vice-presidente e desembargadora do Tribunal Regional da 8ª Região (PA/AP) - Ida Selene Duarte - e a corregedora regional e desembargadora do TRT-8 - Maria Zuíla Dutra - foram homenageadas e receberam a medalha. Os nomes das agraciadas foram aprovados, por unanimidade, pelos membros do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário Paraense, durante a sessão plenária realizada em 1 de março.
A cerimônia de outorga da medalha aconteceu no Plenário Desembargador Oswaldo Pojucan Tavares, no edifício do TJPA."É com muita alegria que recebo essa homenagem. Valorizar a mulher hoje, mais do que nunca, é um ato necessário, porque a força feminina é capaz de transformar a realidade em que vivemos. E, precisamos nos unir, cada vez mais, e nos empoderar para participarmos de forma mais efetiva na sociedade", disse a desembargadora Zuíla Dutra.
"Para mim é muito importante, não só pelo Dia Internacional da Mulher e tudo que a data representa, mas, principalmente, por estar sendo homenageada na casa em que minha integrou como desembargadora. É como se eu estivesse aqui representando ela e toda luta que as juízas enfrentam, principalmente as do interior do estado", pontuou a vice-presidente do TRT-8.
A corregedora regional também relembrou sua trajetória de vida e ressaltou a importância do reconhecimento. "É com grande orgulho que digo, além de mulher que sou, fui trabalhadora infantil. Fui uma pessoa pobre e tive que enfrentar muitas dificuldades na vida para poder conseguir chegar aonde cheguei. Essa luta não foi fácil, mas eu sempre acreditei em mim e em mudar aquela realidade e mudei", completou ainda a corregedora.
Medalha - Instituída pela Resolução nº 26, de 15 de dezembro de 2021, a medalha é também uma homenagem à desembargadora Lydia Dias Fernandes, primeira mulher a presidir um Tribunal de Justiça no Poder Judiciário brasileiro (1979-1981), tornando-se um símbolo histórico das conquistas femininas em todas as áreas de atividades, tendo ela rompido paradigmas com sua atuação.
Confira as fotos aqui.
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado. Três pessoas estão alinhadas lado a lado. Primeiramente, uma mulher branca de cabelos escuros, veste uma blusa de manga na cor lilás e saia cor de vinho. Ela sorri para a foto e segura um porta medalhas vermelho, com uma medalha dourada. Ao lado, um homem branco, alto, usa óculos de grau, veste camisa social azul clara, gravata vermelha e terno azul escuro, e sorri para a foto. Por fim, uma mulher branca de cabelos grisalhos usa blusa e calça vermelhas, sorri para a foto e também segura um porta medalha vermelho com uma medalha dourada. Fim da descrição.