VIII Encontro Nacional de Sustentabilidade da JT encerra com Mutirão de Cidadania

A programação ofereceu serviços jurídicos e de esclarecimento de direitos em feira de vendas com 300 empreendedores.
Fotografia em ambiente externo do atendimento de serviços de cidadania à população.
— Foto: ASCOM8

Nesta sexta-feira, 01 de dezembro, que é o Dia Mundial de Luta contra a Aids, foi realizada uma ação de cidadania e saúde nas praças do Povo e do Artista, no Centur, que contou com a participação de 10 instituições parceiras na programação, e os participantes do Encontro Nacional de Sustentabilidade estiveram reforçando a equipe de voluntários atuando neste evento coordenado pela ONG Arte Pela Vida, em um mutirão de atendimento que ofereceu diversas informações sobre a atuação do órgão na defesa dos direitos do trabalhador, com atendimento jurídico e nutricional, além, de orientação sobre protocolo de serviços previdenciários, além de emissão de documentos, como RG, CPF, CTPD e 2ª via de certidão.

Foi uma manhã inteira com atendimento da população, e, segundo Davidson Porteglia, coordenador da Ong Arte pela Vida, durante três dias será realizada a Feira de Empregabilidade da Diversidade, com vendas de produtos de todas as frentes, gastronômica, cultural e serviços. "São oito anos de existência deste projeto da Feira e esta será a 15ª edição, e vai contar com mais de 300 empreendedores. O objetivo da Feira é dar visibilidade às pessoas que estão fora do mercado de trabalho. Temos uma vasta diversidade de produtos e teremos uma vasta programação cultural no Centur", detalha.

Porteglia esclareceu que essa edição marca também as comemorações dos 27 anos de luta da ong Arte pela Vida, que foi celebrado no dia 26 de agosto de 2023. "Há 27 anos lutamos pela dignidade e políticas públicas em prol das pessoas com vírus HIV no Estado do Pará".

Para a desembargadora Nazaré Rocha, coordenadora da Comissão de Sustentabilidade do TRT-8, o encerramento ocorrer em um mutirão de atendimento da população tem um grande significado, porque "atualmente não basta só a gente sentar e discutir e pensar em modelos mais sustentáveis. É preciso agir, essa ação social é a culminância desse VIII Encontro que Belém sedia. Nossa união com o Arte Pela Vida possibilita que, unindo esforços, podemos prestar o nosso trabalho, nosso esforço e nossa energia em prol da comunidade, e estamos muito felizes nessa comunhão de esforços", reforçou a magistrada.

Presente no evento, a juíza do Trabalho Roberta Santos, presidente da Amatra8 e vice-coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do TRT-8, reiterou as palavras da desembargadora Nazaré Rocha e agradeceu por estarmos juntos nessa ação. "Estamos aqui para agir e para concretizar esse olhar para as pessoas, porque falamos muito da sustentabilidade olhando para as pessoas e para o desenvolvimento humano, estando nesse momento para o oferecimento de serviços fundamentais para a população, e gostaria de agradecer aos voluntários que estão aqui conosco tornando isso possível e fortalecendo essa rede de ações e concretização de serviços."

Confira aqui as fotos do evento. 

#ParaTodosVerem: Foto 01 -Fotografia em ambiente externo do atendimento de serviços de cidadania à população.

Foto 2 - Fotografia em ambiente externo que reúne 12 pessoas em pé, lado a lado, sorrindo, entre homens e mulheres.