A 3ª Turma do TRT-8 realizou sessão descentralizada no Amapá
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) realizou, nesta sexta-feira, 13, uma sessão descentralizada da sua 3ª Turma, no plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), reforçando o compromisso com a aproximação entre a Justiça e a comunidade local. A iniciativa teve como objetivo também fortalecer o diálogo entre as instituições e ampliar a participação direta dos jurisdicionados amapaenses.
A presidente do TRT-8, desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, destacou a importância do evento para o acesso à justiça no estado. Em um discurso emocionado, a magistrada ressaltou sua conexão pessoal com o Amapá, onde iniciou sua trajetória profissional.
“Deslocar uma sessão para Macapá não é apenas um sentido geográfico, é, também, trazer a Justiça do Trabalho para mais perto da população, em um Estado que também tem a sua jurisdição. É uma maneira de fazer o TRT-8 chegar mais perto do povo amapaense, pois somos a Justiça Social. Estou feliz por realizarmos essa iniciativa no TJAP, pois fui oriunda do Amapá e muitas vezes subi nesta tribuna. E, em nome do desembargador Jayme Ferreira [presidente eleito do TJ Amapá], saúdo a todos os magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá”, declarou a presidente do TRT-8.
PARCERIA INSTITUCIONAL
O evento simbolizou a parceria entre o TJAP e o TRT-8, contando com a presença de autoridades de destaque, como a juíza convocada da Corte do TJAP, Stella Ramos; a juíza auxiliar da Presidência, Marina Lustosa; e o secretário-geral do Poder Judiciário amapaense, Veridiano Colares.
A ocasião também foi marcada por uma interação internacional, com a participação de magistrados da Corte de Apelação de Caiena, da Guiana Francesa. Entre os presentes estavam Béatrice Almendros, Éva Lima e Bertrand Ecochard, além de outros integrantes da delegação francesa, que vieram a Macapá para o 1º Encontro Internacional de Magistrados.
ELEIÇÃO E COMPOSIÇÃO DA 3ª TURMA DO TRT-8
Durante a sessão descentralizada, o desembargador Antônio Oldemar dos Santos foi eleito presidente da 3ª Turma do TRT-8, que conta ainda com os(as) desembargadores(as) Luis José de Jesus Ribeiro, corregedor regional do TRT-8, Francisca Oliveira Formigosa, Mary Anne Acatauassú Camelier Medrado, e a própria presidente do TRT-8, Sulamir Palmeira Monassa de Almeida. O Ministério Público do Trabalho (MPT) esteve representado pela procuradora regional do Trabalho, Rita Moita.
A sessão descentralizada demonstrou que, com parcerias fortes e um Judiciário comprometido, é possível construir pontes que tornam a justiça mais acessível, eficiente e próxima das necessidades reais da população.