Cantata de Natal coroa o primeiro ano de atividades do projeto Cantar-o-Lar no TRT-8
Quem vê a pequena Jade Maria, de 4 anos, soltando a voz e caprichando na coreografia das músicas de Natal entoadas pelo coral infantil do projeto Cantar-o-Lar, uma das ações desenvolvidas pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT da 8ª Região (PA/AP), não imagina que ela chegou tímida ao grupo, acompanhando a irmã Vitória (porque a mãe Nazaré Bastos, não tinha com quem deixar os filhos menores) mas logo se entusiasmou com o canto e a união dos participantes e agora tem presença garantida nas apresentações..
Moradora do bairro do Mangueirão, D.Nazaré Bastos viu no projeto do TRT-8 uma oportunidade de ajudar a filha Vitória, de 11 anos, que apresenta Distúrbio de Processamento Auditivo Central (DPAC) e Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). “Ela está no projeto desde o início e já podemos ver muitos avanços, inclusive na escola. Eu gosto de acompanhar as apresentações e acho esse trabalho do Tribunal com a comunidade muito bom, espero que continue no ano que vem”, declara Nazaré.
Hoje as duas meninas integram o coral que, sob o comando do músico Salomão Habib, canta e encanta os mais diversos públicos e na terça-feira,17/12, não foi diferente. No palco do auditório Aloysio da Costa Chaves, do TRT-8, as crianças apresentaram a Cantata de Natal formada por doze canções compostas exclusivamente para elas, como explica o maestro e professor. “O Cantar o Lar tem essa condição de usar a música como instrumento de educação e de transformar a vida de muita gente. A criança, em seu estado poético de ser humano, precisa aprender o exercício da sensibilidade, da solidariedade, do afeto da união, coisas do amor de Cristo que o Natal nos traz. Essa cantata coroa esse trabalho e exprime tudo o que a gente viveu ao longo desse ano junto dessas crianças, com um repertório pensado especialmente para elas”, revela Habib.
Instrumento social: Entre os projetos mantidos pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT da 8ª Região, O projeto de formação musical Tocar e Cantar o Lar compreende a música e o canto como elementos de sustentabilidade do processo educativo de crianças e adolescentes, por contribuírem para o desenvolvimento de saberes, expressões, autoestima, equilíbrio, criatividade e integração pessoal, sendo a atividade artística é relevante instrumento de promoção do desenvolvimento do ser humano e de transformação de realidades.
Atualmente entre 28 a 30 crianças integram o projeto com uma certa rotatividade, segundo Salomão Habib. Uma das primeiras integrantes do coral, a adolescente Ana Rosa de Aviz, 14 anos, alia o prazer de cantar ao senso de responsabilidade no cuidado com as crianças menores. “Estar com as crianças e o professor é especial para mim. Adoro estar com eles, canto junto com o coral e como sou mais velha, fico responsável por eles quando os pais não podem e meu amor gigantesco por crianças torna isso fácil pra mim”, relata a jovem.
Natal musical: Antes da apresentação da Cantata de Natal, a coordenadora da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, desembargadora Maria Zuíla Lima Dutra, agradeceu a confiança e dedicação das famílias que acreditam no projeto e ao músico Salomão Habib pela entrega e comprometimento na execução do trabalho com as crianças. “Só temos gratidão ao renomado músico e professor Salomão Habib, que abraçou o nosso convite para ministrar aulas de canto para essas crianças, o canto que tem um significado muito profundo na vida de crianças e adolescentes, porque através do canto e do coral eles aprendem a viver em comunidade, a observar, a memorizar. Temos absoluta certeza de que essas crianças não aprenderam apenas a cantar, aprenderam coisas que vão levar para a vida, como exemplo de comunidade, de fraternidade, de saber ouvir e prestar atenção no que lhes é dito e ensinado. Quero dar parabéns a todas as crianças, aos pais e mães e responsáveis que trouxeram elas aqui para o Tribunal e vamos viver juntos esse momento lindo que antecede o Natal, para que todos tenham um Natal pleno de luz e de paz”, concluiu a desembargadora.
O caráter transformador do projeto Cantar-o-Lar no âmbito do TRT-8 também foi destacado pela presidente do Tribunal, desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida. "Esse trabalho de educação musical representa a parte educativa e social que o próprio projeto desenvolve para que no futuro essas crianças cresçam felizes, querendo ser nossos futuros profissionais, aqui no Tribunal do Trabalho ou em outras instituições. Nosso desejo é que elas tenham um futuro brilhante porque elas são o futuro do Brasil e nós estamos colaborando com esse futuro”, reforçou a magistrada.
A Cantata de Natal reuniu pais e responsáveis, servidores (as) do TRT-8 e ainda a presença da professora Rosemary Castro Costa, diretora da Escola Waldemar Ribeiro, uma das instituições atendidas pelo projeto, e da vice-coordenadora da Comissão Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, Vanilza de Souza Malcher, Juíza Titular da 2ª Vara do Trabalho de Belém.
Encerrando o evento, a vice-coordenadora da Comissão, juíza titular Vanilza Malcher também parabenizou os participantes e suas famílias pela dedicação ao projeto. "Sem dúvida alguma encerramos com chave de ouro o projeto Cantar-o-Lar 2024. Quero agradecer ao nosso amigo professor Salomão Habib, que aceitou o para desenvolver o projeto com os alunos da escola Waldemar Ribeiro. Vocês estão de parabéns, porque vocês são os maiores vitoriosos desse projeto, que só existiu e persistiu porque vocês perseveraram, foram persistentes diante das dificuldades. Até árvore caiu no dia em que a gente ia fazer o encerramento, mas hoje estamos aqui, e vocês cantaram lindamente", elogiou a juíza, acrescentando que vai ser estudada a possibilidade de dar continuidade ao projeto em 2025.
Confira aqui as fotos da Cantata de Natal.
Confira a música de Natal do TRT-8.