Carreta Itinerante do TRT-8 inicia suas atividades na região nordeste do Pará
Levar educação jurídica e cidadania é um dos objetivos do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) com o projeto da Carreta Itinerante que deu sua largada nesta segunda-feira, 22, na Praça Matriz da cidade de Capitão Poço.
O cidadão pode através das itinerânicas do TRT-8, tirar dúvidas sobre contrato de trabalho, aposentadoria, FGTS, férias, 13º salário, entre outros assuntos. Além do TRT-8, participam desta itinerância servidores do INSS, Caixa Econômica Federal e Ministério do Trabalho e Emprego como parceiros.
Escolta e montagem - A equipe do TRT-8 teve a direção da Coordenadoria de Segurança Institucional (CODSE) na escolta e traslado de Ananindeua para a cidade de Capitão Poço, da Unidade Móvel Itinerante do TRT-8 em direção à sua primeira missão institucional.
O Coordenador da CODSE, Fabrício Martins, detalha sobre o trabalho realizado. “Hoje [domingo, 21] a Coordenadoria de Segurança Institucional, por meio dos seus Agentes de Polícia Judicial, estão dando suporte de segurança necessário tanto no traslado intermunicipal da nossa unidade móvel de itinerância, quanto no evento propriamente dito. Nosso intuito é transpassar a segurança e tranquilidade necessária tanto para quem vai atuar de forma direta ou indireta nesse projeto, tanto para o cidadão que vier fazer essa demanda. Já fizemos todos os testes e a Unidade móvel está pronta para uso e para receber o cidadão”.
PIDS- O juiz do Ttrabalho do TRT-8, Avertano Messias Klautau, estará à frente dos trabalhos da carreta Itinerante e conta que durante a programação vamos ter um apoio importante dos Pontos de Inclusão Digital (PIDs) em todo Pará e Amapá. “Os Pontos de Inclusão Digital estarão realizando atendimento no mesmo período que a carreta estará prestando serviço no nordeste do Pará. Nós conseguimos conjugar esse serviço para prestar serviço aos municípios que têm Ponto de Inclusão instalados. Nos dias 23, 24 e 26 de abril, todos os PIDS estarão atendendo virtualmente”, explica o magistrado.
Devido às dimensões territoriais dos estados do Pará e Amapá, a Justiça do Trabalho não consegue chegar através da Itinerância em todos os municípios. Os PIDs são as ferramentas que possibilitam esse atendimento para as pessoas, explica o magistrado. “Nós do TRT-8 firmamos parcerias institucionais com a Defensoria Pública do Estado do Amapá, Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Sindicatos, e nós conseguimos fazer a instalação do Ponto de Inclusão e prestamos os mesmos serviços prestados na Itinerância para os moradores dos municípios que procuram os PIDs e têm as questões resolvidas da mesma forma. Participam de processos trabalhistas, participam de audiências com o auxílio da Central de Atendimento na sede do TRT-8. A Justiça do Trabalho conseguindo se apropriar efetivamente da videoconferência para levar serviços ao Pará e ao Amapá”, conclui.
Serviço: Unidade Móvel da Itinerância (carreta)
Quando: 22 a 26 de abril
Horário de atendimento: 8h às 14h
Locais: Capitão Poço (22 de abril)
Ourém (23 de abril) e Atendimento pelos PIDS
Bragança (24 e 25 de abril) e dia 24 com atendimento pelos PIDS
Salinópolis (26 de abril) com atendimento pelos PIDS
Realização: TRT-8
Parcerias: MTE, INSS, CEF, Prefeituras locais, PIDS, Igrejas locais
Texto: Andreza Gomes/ Fotos: Gibson Oliveira/Secom TRT-8
Para mais fotos acesse o Flicker.