Carreta Itinerante do TRT-8 supera as expectativas nos atendimentos jurisdicionais
Cidadania, prestação de serviço e aproximar mais a Justiça do Trabalho do cidadão, moradores das cidades e zonas rurais do Estado do Pará. Esse foi o objetivo da primeira ação da carreta itinerante realizada no período de 22 a 26 de abril, nas cidades de Capitão Poço, Ourém, Bragança e Salinópolis.
Rosemary dos Santos, operadora de caixa, moradora de Salinópolis, saiu feliz com o atendimento rápido. “Eu estava desde o início do mês tentando pelo telefone, e hoje, aqui em 10 minutos eu recebi informações sobre o meu seguro-desemprego. Atendimento nota 10, vocês estão de parabéns e valeu a pena esperar e saio muito feliz e satisfeita com meu problema resolvido. Recomendo a carreta itinerante para todos”, pontua.
A moradora Niziane de Lima Corrêa afirma que com o serviço do TRT-8 ela pode economizar e ter a solução do seu problema na cidade onde mora. “Vocês estão de parabéns, uma iniciativa excelente. A gente se desloca daqui para outra cidade para resolver um problema e graças à Deus vocês estão aqui na minha cidade, e valeu a pena esperar, e fiz tudo sem ter que gastar para ir para outra cidade. Atendimento excelente”.
Números - Foram 358 atendimentos realizados durante o período de 22 a 26 de abril com a carreta Itinerante do TRT-8. Segundo dados do aplicativo "Aqui tem JT", o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou 98 atendimentos; INSS foram 113 atendimentos; o TRT-8 fez 29 atendimentos e 98 recebeu reclamações trabalhista; o Tribunal de Justiça do Pará consta cinco atendimentos; Caixa Econômica Federal foram 14 atendimentos e Defensoria Pública contou com 1 atendimento.
Balanço - Para o juiz do Trabalho do TRT-8 e coordenador da programação da carreta Itinerante, Avertano Messias Klautau, a missão da Unidade Móvel da Justiça do Trabalho foi cumprida com excelência. “A primeira itinerância da carreta foi excelente. Certamente que o êxito na nossa viagem foi alcançada e tenho a convicção de que quanto mais órgãos e entidades unidas para prestar serviços, mais as comunidades irão comparecer aos locais da ação. Isso é levar cidadania ao Nordeste do Pará. Dentro desse objetivo tenho convicção de que os municípios de Capitão Poço, Ourém, Salinas e Bragança tiveram os serviços prestados com qualidade pelos órgãos parceiros, pela Justiça do Trabalho e essa satisfação do dever cumprido no sentido de dar eficácia aos direitos sociais e trabalhistas", comemora.
O técnico do Seguro Social do INSS, Valmir Rodrigues, afirma que foi gratificante participar deste processo de cidadania e prestação de serviço junto com a Justiça do Trabalho da 8ª Região. "A gente sempre consegue em uma ação como essa buscar pessoas que não teriam condições de acessar alguns serviços pelo simples fato de morar distante, de não ter às vezes como pagar uma locomoção, um simples telefone, então hoje, com o mundo digital, o INSS Digital, essas pessoas não estão esquecidas pela Previdência Social", observa.
Para o agente administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego, Gustavo Epitácio de Moura, foi uma satisfação imensa participar deste processo que é de interesse do grande público. “Para mim é uma satisfação imensa estar participando desse processo, só tenho a agradecer a iniciativa do TRT-8 com esse propósito e espero participar mais dessas ações que tenho certeza que vai contribuir muito para a vida de cada trabalhador”, observa.
O técnico judiciário, José Alonso Miranda Rodrigues, foi um dos servidores que atuaram na carreta do TRT-8. “A experiência única no atendimento da carreta, estrutura excelente, a gente se sente confortável, o apoio aos jurisdicionados estava excelente. O Tribunal está de parabéns por proporcionar esse serviço. A demanda foi muito grande durante todos os dias, mas Salinópolis superou as expectativas, muitos trabalhadores da zona rural. A receptividade do público, de agradecimento ao nosso trabalho não tem preço”.
Programação - No sábado, 04 de maio, a partir de 8 horas da manhã, a Carreta Itinerante do TRT-8 estará no estacionamento do Mangueirinho para uma ação social juntamente com a Justiça Eleitoral do Pará, Hemopa e Defensoria Pública.
Confira aqui as fotos da Carreta.