Comitiva do TRT-8 visita Regional paraibano e firma acordo de cooperação técnica para compartilhar boas práticas
Uma comitiva do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá) fez uma visita institucional ao Regional paraibano na última quinta-feira (27). Na ocasião, o grupo conheceu as dependências do edifício-sede do TRT-13 e do Centro Integrado da Justiça Social (Cijus), além dos projetos de inovação social que vem sendo desenvolvidos pelo Tribunal, a exemplo do “Ruas que Falam”, “Aquilombar é Preciso”, “Empregabilidade na Diversidade” e as ações de sustentabilidade.
Além disso, os presidentes do TRT-13, desembargador Thiago Andrade, e do TRT-8, desembargador Marcos Augusto Losada Maia, assinaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de compartilhar boas práticas em gestão pública. Neste sentido, além de transferência de conhecimento, há previsão de disponibilização dos painéis de BI da ferramenta HórusJud, que utiliza os dados do sistema e-Gestão.
“O TRT-8 é um dos tribunais que eu presto atenção. Eles são um exemplo e já fazem boas iniciativas. Temos a mesma visão social. Quando se pensa em justiça social, se pensa no papel amplificado que temos de ter para além do julgamento de processos, que também é importante. Quando desenvolvemos projetos sociais, damos oportunidades e mudamos vidas”, afirmou o presidente Thiago Andrade.
Por sua vez, a vice-presidente do TRT-13, desembargadora Herminegilda Leite Machado, destacou a importância da troca de boas práticas entre as instituições. “Recentemente, recebemos a visita do presidente do TRT-18 e, agora, a da comitiva do TRT-8. Isso nos orgulha, especialmente por serem tribunais de maior porte que o nosso. Esse reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo para uma sociedade mais justa”, salientou.
O presidente do TRT-8 enfatizou que o conhecimento de projetos e ações de outros regionais fortalece a Justiça do Trabalho. “O intercâmbio de boas práticas é absolutamente indispensável para a JT. Cabe a nós, juízes e servidores, mostrar a nossa importância, que reside precisamente nessa troca de conhecimento e informação. Estamos sempre buscando práticas interessantes”, afirmou o desembargador Marcos Augusto Losada.
Além do presidente do TRT-8, estiveram na comitiva o secretário-geral da Presidência, Rodopiano Neto; o secretário de gestão estratégica, Flávio Ramos; e o secretário-geral judiciário, Heitor Júnior.
Fonte: TRT-13