Corregedoria Regional entrega "Prêmio Excelência" para 2ª E 4ª Varas do Trabalho de Parauapebas
As quatro Varas do Trabalho, Cejusc e a Central de Mandados de Parauapebas participaram de 13 a 15 de março, no Fórum do Trabalho da cidade, da Correição Ordinária promovida pela Corregedoria Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP).
Na pauta da Correição estavam orientações em relação às Metas Nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Prêmio CNJ de Qualidade; as novas estratégias do Poder Judiciário até o ano de 2026; palestra sobre prevenção de assédio moral e sexual, entre outros assuntos.
A Corregedora regional do TRT-8, desembargadora Maria Zuíla Lima Dutra, presidiu a programação da Correição Ordinária e comemora o interesse de todos os magistrados (as) e servidores (as) que atuam em Parauapebas. “A Correição Ordinária que realizamos nas 4 (quatro) Varas do Trabalho, CEJUSC e Central de Mandados de Parauapebas foi muito produtiva, na medida em que pudemos constatar o grande interesse de todos(as) na busca de conhecer os mecanismos que levam a melhorar cada vez mais a prestação jurisdicional. A participação ativa de magistrados(as) e servidores(as) foi uma constante nos três dias de nossa atuação correicional, em busca de identificar mais profundamente a atribuição que nos compete desempenhar como agentes da justiça social”, detalha.
A desembargadora Corregedora destaca ainda como muito relevante o fato de identificar que, entre todas as Unidades do Fórum Trabalhista de Parauapebas, existe um clima de muita união, colaboração e fraternidade. “Um dos momentos emocionantes, sem dúvida, foi a entrega do 'Prêmio Excelência', instituído neste ano por meio da Portaria CR Nº 005, de 04 de janeiro de 2024, que atribui o conceito 'Excelente' às Varas do Trabalho do Pará e Amapá, com base em critérios objetivos, apurados na forma do anexo II no Ato Normativo CR 01/2022, e que exige o cumprimento de metas nacionais e indicadores institucionais, variação positiva ou negativa no acervo de processos em tramitação no período correicionado (somatório dos processos pendentes de baixa no conhecimento e na execução), e prazo médio do ajuizamento ao arquivamento definitivo”.
Prêmio Excelência - As 2ª e 4ª Varas de Parauapebas foram as primeiras a receber o “Prêmio Excelência” por terem preenchido todos os critérios exigidos, sendo que a 2ª Vara do Trabalho teve uma peculiaridade: conviveu com diversos afastamentos prolongados por motivo de saúde. Mas, a Unidade conseguiu uma verdadeira Superação, resultante da visível sinergia reinante entre os(as) integrantes da Unidade. Juntos, Juíza Titular, Juiz Auxiliar e Servidores(as) decidiram estudar profundamente todos os métodos que levam ao atingimento das metas e trabalhar com este propósito. O resultado não poderia ser diferente da excelência”, parabeniza a desembargadora Corregedora regional.
A juíza Titular da 2ª Vara do Trabalho de Parauapebas, Suzana Maria Lima de Moraes Affonso Carvalho dos Santos, recebeu emocionada o Prêmio Excelência das mãos da corregedora regional. “Sem dúvida nenhuma, ser a primeira Vara da 8ª Região a receber o prêmio Excelência foi extremamente gratificante e representou um reconhecimento do trabalho de toda a equipe da 2ª VT de Parauapebas que, após um ano bastante difícil, especialmente em razão de problemas de saúde de vários que aqui trabalham, precisou superar os desafios para que as metas fossem alcançadas com excelência de trabalho. O essencial para o resultado obtido foi, sem dúvida, o espírito de equipe de todos os juízes e servidores aqui lotados. A empatia e a compreensão de que o que fazemos reflete no trabalho do outro e que, juntos, somos um só, foi de fundamental importância”, celebra.
A juíza do Trabalho faz um registro do excelente trabalho que toda a equipe da Corregedoria tem desenvolvido, tendo à frente a Desembargadora Maria Zuíla Dutra, com humanidade e respeito aos juízes e servidores, o que, sem dúvida, tem refletido positivamente para o bom resultado das unidades da 8ª Região como um todo. “Eu e toda a equipe da 2ª Vara do Trabalho de Parauapebas continuamos à disposição para colaborar com o TRT8 com o alcance das metas nacionais e demonstrar que este é, sem dúvida, um dos melhores Tribunais para se trabalhar e de melhores resultados”, conclui.
A juíza titular da 4ª Vara do Trabalho de Parauapebas, Nágila de Jesus de Oliveira Quaresma, destaca a união e solidariedade de toda equipe. “A 4ª Vara de Parauapebas é conhecida por sua celeridade e, na visão da nossa equipe, tal característica não tem como propósito o alcance de metas, mas sim atender ao anseio daquele que precisa dos créditos trabalhistas, que são alimentares. Além do sentimento de gratidão proporcionado neste momento, este reconhecimento arremata grande felicidade em nosso íntimo. Isso porque ele é a prova inequívoca de que eficiência e satisfação profissional não apenas podem caminhar alinhadas, mas também influenciam-se mutuamente , algo que acreditamos com firmeza e que é o grande traço característico do trabalho desempenhado nesta valorosa unidade jurisdicional. É, pois, fruto doce de um labor que nos traz alegria e é fonte de altiva prosperidade, qual seja, a convicção de estarmos cumprindo nossa função social”.
Confira aqui as fotos da Correição em Parauapebas.
Texto: Andreza Gomes - Secom TRT-8
Arte: Maurício Gouveia - Secom TRT-8