Corregedoria Regional promove Correição Ordinária no Fórum Trabalhista de Ananindeua
A Corregedora Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região PA/AP, desembargadora Maria Zuíla Dutra presidiu a Correição Ordinária realizada nos dias 18 e 19 de abril, no Fórum Trabalhista de Ananindeua.
Ela conta que foi um momento de congraçamento e aprendizado para todos (as) os (as) magistrados (as) e servidores (as) do TRT-8. Participaram da atividade Correicional as quatro Varas de Trabalho de Ananindeua e as Varas de Trabalho de Santa Izabel do Pará e de Breves.
Programação - No primeiro dia foram abordados temas de grande relevância para o cumprimento do Planejamento Estratégico do TRT da 8ª Região, como: Prêmio CNJ de qualidade, Recomendações da Corregedoria Geral e alterações do extrator do E-gestão – Impactos, acesso e utilidade do sistema PJE-COR, Ata de correição - procedimentos de acordo com o novo Provimento Consolidado da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho - oportunidades de melhorias, além de relevantes esclarecimentos sobre “Prevenção e combate ao assédio moral e sexual”.
A parte da tarde foi reservada para as reuniões individuais com as Varas do Trabalho e Oficiais de Justiça, oportunidade em que foram apresentados os resultados das Unidades no período correicionado, bem como expostas as reivindicações e sugestões de melhorias.
No segundo dia foram abordados temas envolvendo: A nova estratégia nacional do Poder Judiciário para 2021-2026, Planejamento Estratégico do TRT-8, critérios do Prêmio CNJ de Qualidade, Metas Nacionais para 2024 e Apresentação do Sistema HórusJud e Datajud.
As boas práticas desenvolvidas pelas Varas do Trabalho e Oficiais de Justiça são aguardadas por todos durante a Correição Ordinária, pois é um momento de grande dimensão para fins de compartilhamento com as demais Unidades presentes.
A Corregedora Regional, desembargadora Maria Zuíla Dutra, falou da importância do trabalho de todos na promoção da justiça social. “O evento foi muito proveitoso, na medida em que permitiu constatar o esforço que vem sendo feito por todas as Unidades correicionadas na busca de melhorar a qualidade da prestação jurisdicional, o interesse demonstrado na troca de experiências e entre magistrados e servidores no cumprimento das metas e uniformização das rotinas nas Varas do Trabalho, além de constar a observância das normas (constitucional e infraconstitucional) e das emanadas da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho e do CNJ. Neste contexto, resta evidente que a Correição Ordinária tem muito a contribuir para o atingimento dos objetivos preconizados no Plano Estratégico 2021-2026 do TRT da 8ª Região”.
Ela destacou um momento de emoção que marcou a Correição Ordinária foi a entrega do “Prêmio Excelência à Vara do Trabalho de Santa Izabel do Pará, pelo valoroso trabalho desenvolvido por toda a equipe em visível sinergia, o que resulta em jurisdição célere e eficiente e comprometida com a Justiça Social!”.
Para a juíza titular da Vara do Trabalho de Santa Izabel do Pará, Natasha Schneider, receber o Prêmio Excelência da Corregedoria Regional significa o reconhecimento de muito trabalho e de muito esforço. “É o reconhecimento de muitas horas dedicadas não apenas às audiências e à elaboração de sentenças e despachos, mas também, e especialmente, ao planejamento e à gestão da Vara. Na Correição tivemos a oportunidade de apresentar as boas práticas realizadas pela Vara do Trabalho de Santa Izabel do Pará. Em resumo consistem em um controle da triagem feito por mim mesma, com o auxílio de um servidor treinado para isso, a fim de que quando chegue a data da audiência, não haja qualquer justificativa para a sua transferência. Além disso, a adoção de pautas inteligentes, planejadas, o controle firme dos acordos e das subidas de recursos pelo Diretor de Secretaria, e por fim poder contar com uma secretaria empolgada, qualificada e engajada”, finaliza.