JT8SemAssédio: TRT-8 promoveu palestra sobre prevenção do assédio no Amapá

A ação teve uma abordagem socioeducativa
Fotografia colorida dos(as) servidores(as),
Descrição de imagem: fotografia de servidores e servidoras em frente ao Fórum Trabalhista de Macapá.

Com o objetivo de sensibilizar e informar sobre os diferentes tipos de assédio enfrentados no dia a dia, principalmente no ambiente laboral, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) realizou, nos dias 2 e 3 de setembro, uma série de palestras voltadas aos servidores (as) das Varas do Trabalho de Macapá, agentes da Polícia Judicial e a equipe de tercerizados. Confira as fotos aqui.

As palestras, de iniciativa do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual do TRT-8, buscam promover uma cultura organizacional saudável, segura e produtiva, focada na conscientização e orientação para o combate a condutas abusivas e discriminatórias. O enfrentamento do assédio é uma responsabilidade coletiva, sendo essencial identificar, evitar a reprodução, denunciar, seja na condição de vítima ou testemunha.

Com uma abordagem socioeducativa e reflexiva, as palestras envolveram o setor de segurança institucional e trabalhadores (as) dos serviços terceirizados. Foram abordados temas como “prevenção ao assédio e outras violências no ambiente laboral”, explorando atitudes que impactam negativamente o ambiente de trabalho e as estratégias para prevenir essas posturas.

O conteúdo programático incluiu tópicos:

  • Relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho;
  • A formação da subjetividade da masculinidade e suas repercussões na vida e no trabalho;
  • Assédio e violências no trabalho;
  • Recursos institucionais disponíveis para tratar o tema do assédio.

O evento contou com a presença da desembargadora Maria de Nazaré Medeiro Rocha, coordenadora do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual do TRT-8, cuja participação foi fundamental para reforçar o compromisso do Tribunal com a promoção de ambientes de trabalho respeitosos e inclusivos.

Com essa iniciativa, o TRT-8 reforça seu papel na defesa dos direitos dos (as) servidores (as), combatendo o assédio e outras formas de violência no ambiente laboral, e promovendo o bem-estar de todos (as).