Juiz do TRT-8 é premiado em concurso literário da Anamatra

Vanilson Rodrigues Fernandes concorreu na categoria de Contos
Arte gráfica com fundo amarelo. Centralizado o seguinte texto: 3º Concurso Literário da Anamatra.  Fotografia de um homem pardo
#ParaTodosVerem: Arte gráfica com fundo amarelo. Centralizado o seguinte texto: 3º Concurso Literário da Anamatra. Fotografia de um homem pardo com cabelos pretos, ele sua terno azul claro, gravata azul escura e blusa branca. Fim da descrição.
Audiodescrição da imagem: 

Com o conto “Afazeres domésticos”, o juiz do Trabalho Vanilson Rodrigues Fernandes, titular da Vara do Trabalho de Xinguara (PA), foi o vencedor do 3º Concurso Literário da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Confira aqui o conto. 

Magistrado há 16 anos, Vanilson Fernandes já participou de duas edições do Concurso e obteve reconhecimento na categoria contos. “A Anamatra já realiza a terceira edição desse concurso literário para os magistrados trabalhistas. Eu já participei nas outras duas edições, eu venci a primeira edição com o conto 'A Usina', estive também na segunda edição a obra 'O Driver' selecionada para fins de publicação, e agora venci novamente nesse terceiro concurso com o conto 'Afazeres Domésticos'. Estou muito feliz com esse reconhecimento”, comemora. 

O autor explica sobre o processo de criação. “A gente escreve, procura usar a literatura, a poesia, o conto, as narrativas para causar reflexões. E o pano de fundo, normalmente, das minhas histórias, dos contos que eu escrevo, tem sempre no fundo a questão do trabalho envolvida. Por exemplo, nesse conto afazeres domésticos, como o próprio título diz. A reflexão é sobre o trabalho infantil escravo doméstico”

O Conto “Afazeres Domésticos” conta a história da Vera, uma menina que vem do interior para trabalhar numa casa de família na cidade grande, e lá ela é vítima de abusos. “Essa história foi colhida a partir de algumas outras histórias que eu ouvi. O nome, inclusive, da personagem principal é baseada numa diarista que eu tive uma certa vez, me contou várias histórias pelas quais ela passou. Então tem um fundo aí de verdade e eu fui colhendo essas histórias reunindo para construir essa narrativa única que inclusive tem uma questão bastante interessante, que é o narrador, todo mundo fica meio assim, perdido, quem é que tá narrando a história. E no final do conto também tem uma surpresa que vem no fim da reação da Vera em relação à situação de opressão que ela passa”, detalha o autor. 

Premiação - O juiz Vanilson Fernandes recebe a premiação durante do 21º Congresso Nacional dos Magistrados(as) da Justiça do Trabalho (Conamat). O evento será realizado de 1º a 04 de maio, em Foz do Iguaçu (PR). No Congresso, os magistrados também receberão uma placa de reconhecimento pelo trabalho premiado.

 

Texto: Andreza Gomes, Secom TRT-8

Arte: Mauricio Veiga, Secom TRT-8