Justiça do Trabalho da 8ª Região e parceiros oferecem serviços e orientações ao povo Aikewara

A ação de cidadania aconteceu na aldeia Yetá
Fotografia colorida em ambiente aberto na aldeia Yetá, na foto contém pessoas sentadas esperando atendimento e outros sendo aten
Fotografia colorida em ambiente aberto na aldeia Yetá, na foto contém pessoas sentadas esperando atendimento e outros sendo atendidas. — Foto: ASCOM8

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região Pará e Amapá (TRT-8) participou da ação "Atendimento Cidadão" promovida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao povo Aikewara, no dia 10 de setembro. A iniciativa levou serviços gratuitos à comunidade e aconteceu na Aldeia Yetá, localizada na Terra Indígena Sororó, no município de São Domingos do Araguaia. Clique aqui para ver as fotos.

A 2ª Vara do Trabalho de Marabá, distante 100 km da aldeia Yetá, foi representada pelo servidor Uelson Macena Gomes, técnico judiciário, que atendeu os moradores da aldeia com esclarecimento sobre os direitos trabalhistas de férias, 13º salário, FGTS, Carteira de Trabalho, PIS/PASEP, orientações sobre reclamação trabalhista. A participação do TRT-8 é fundamental para a garantia e efetividade dos direitos sociais.

Além do TRT-8, a Receita Federal também participou da ação, levando seus serviços e orientações à população local. A colaboração entre as instituições amplia o alcance dos serviços públicos e fortalece a inclusão social das populações indígenas, promovendo a cidadania e o respeito aos direitos fundamentais.

As aldeias Sororó, Yetá, Itahy, Tukapehy, Ipirahy, Awussehe, Kamassyron e Pame'Ygara fazem parte da comunidade Sororó, composta por 600 indígenas.

Confira aqui as Fotos.