Justiça do Trabalho da 8ª Região realizará a Semana da Baixa Processual no 1º grau

Nesta primeira etapa as Varas do Trabalho participarão no período de 6 a 10 de maio de 2024.
No card lê-se: Alô, primeiro grau! Vem aí semana de Baixa Processual. Você já fez, agora é só dar baixa!. De 6 a 10 de maio.
No card lê-se: Alô, primeiro grau! Vem aí semana de Baixa Processual. Você já fez, agora é só dar baixa!. De 6 a 10 de maio. Arte gráfica nas cores branco e laranja, no final a logo da Justiça do Trabalho.
Audiodescrição da imagem: 

Criada em 2023, com o objetivo de atender a necessidade de ajustar os números de processos de acordo com o solicitado pelo Prêmio CNJ de Qualidade, a Semana da Baixa Processual deste ano ocorrerá em três etapas, sendo a primeira voltada exclusivamente para o 1º Grau, posteriormente será a vez do 2º Grau, finalizando com a vice-presidência.

O período de 6 a 10 de maio está programado para as Varas do Trabalho, como esclarece o titular da Secretaria-Geral Judiciária (SEJUD), Antônio Heitor Júnior: “A semana da baixa foi uma iniciativa da administração para intensificar a baixa processual, que é um movimento muito importante que representa a concretização de tudo que é realizado pela Justiça. Nesse momento, é necessário observar o momento processual e, caso seja notado que o processo já pode ser baixado, realizar a baixa.”

A conclusão adequada e oportuna de um processo através da baixa processual é fundamental para garantir o funcionamento eficiente do sistema judicial e para proporcionar às partes envolvidas a certeza de que a questão foi tratada de maneira adequada e conforme a lei. “E isso vai concretizar exatamente a Justiça e também vai ajudar nas metas que o Tribunal precisa alcançar”, acrescentou Heitor.

O Tribunal disponibiliza um manual de orientações sobre a semana da baixa processual 1º grau. Para acessar, é só clicar aqui.