Justiça do Trabalho estará com o projeto Justiça Itinerante em Canaã dos Carajás

Neste primeiro momento os servidores da Justiça do Trabalho receberão reclamações trabalhistas e informarão sobre direitos aos cidadãos
rte gráfica nas cores azul, verde, amarelo e branca. Alinhada à esquerda, de cima para baixo, o selo do projeto Itinerância do T
#ParaTodosVerem: Arte gráfica nas cores azul, verde, amarelo e branca. Alinhada à esquerda, de cima para baixo, o selo do projeto Itinerância do TRT-8 e o seguinte texto: Atendimento da Justiça do Trabalho na Região de Canaã dos Carajás, e por fim informações dos serviços ofertados. Alinhado à direita, a logo da Justiça do Trabalho da 8ª Região. Em um retângulo branco informações da data: 26 a 29/02/2024. Horário: 8h às 18h.

Os moradores de Canaã dos Carajás, localizado na região sudeste do Estado do Pará, recebem pela primeira vez, no período de 26 a 29 de fevereiro, o projeto Justiça Itinerante do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região PA/AP. 

A 1ª Vara do Trabalho de Parauapebas será a responsável pela realização da iniciativa na cidade de Canaã dos Carajás. O período de realização da ação itinerante será para tirar dúvidas sobre questões trabalhistas como: carteira de trabalho, férias, 13º salário, FGTS, horas extras, entre outros assuntos. Será também o momento de tomada de reclamações que serão atendidas por três servidores (as) do TRT-8.

A ação busca atender a demanda local, incluindo desde a tomada de reclamações trabalhistas, expedição de notificações, intimações, ofícios e outros expedientes.

O local de atendimento será no salão do júri do Fórum da Justiça do Estado do Pará, localizado na avenida Carajás, s/n, (esquina com rua Manaus), Vale dos Sonhos, em Canaã dos Carajás. O horário de atendimento será das 8h às 13h. 

Segundo Izabella Vaz de Oliveira Soares, assessora do gabinete da 1ª Vara do Trabalho de Parauapebas, para o atendimento basta comparecer ao Fórum de Justiça do Estado do Pará(TJPA), com um documento de identificação em mãos ( carteira de trabalho, carteira de identidade e/ou outros), CPF (original e cópia), comprovante de residência, além de levar dados do reclamado/empregador (nome, endereço da empresa) e a documentação referente ao que está sendo reivindicado. 

A servidora participará pela primeira vez do projeto Justiça Itinerante e afirma que “é um privilégio poder participar desta ação do Tribunal, já que a itinerância representa a ampliação do acesso do cidadão à justiça e a busca pela satisfação do seu direito. O contato direto com o jurisdicionado reforça o nosso ânimo, enquanto servidores, de servir ao público de forma ampla e geral”.

A técnica judiciária Crislene Serrão está com boas expectativas para a realização deste trabalho. “Espero, como servidora, dar voz a pessoas que irão nos procurar para atender às suas demandas como trabalhadores, de seus direitos negados”.

Audiências - A segunda parte da ação itinerante será realizada na segunda quinzena do mês de março. O juiz do Trabalho substituto da 1ª VT de Parauapebas, Pedro Augusto Wechhi Moreira, irá presidir as audiências trabalhistas. “É um trabalho de itinerância, significa que eu e os servidores estaremos na cidade. A itinerância vai ser ótima, todos nós estamos animados e com as melhores expectativas na realização do evento”, finaliza. 

 

Serviço: Projeto Justiça Itinerante em Canaã dos Carajás 

Quando: 26 a 29 de fevereiro de 2024

Horário: 8h às 13h 

Local: Fórum da Justiça do Estado do Pará, localizado na avenida Carajás, s/n, (esquina com rua Manaus), Vale dos Sonhos, em Canaã dos Carajás.

 

Texto: Andreza Gomes - Secom TRT-8

Arte: Maurício Veiga, estagiário, com supervisão de Lais Brasileiro Secom TRT-8