Justiça Itinerante realizou mais 680 atendimentos entre abril e maio.
Com objetivo de garantir os direitos trabalhistas e promover a cidadania, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) levou o programa Justiça Itinerante a diversos municípios dos estados do Pará e Amapá. No total, foram realizados mais de 680 atendimentos nos meses de abril e maio.
O programa Justiça Itinerante percorreu mais de 1.000 km nos estados do Pará e Amapá levando vários serviços da Justiça do Trabalho para os moradores de Mazagão, Amapá, Calçoene, Vitória do Jari, Jarilândia, Santana, Vila Taboca, Vila Nereu, Sapucaia e Tailândia.
Segundo dados repassados pelas varas dos municípios onde aconteceram as itinerantes, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou 258 atendimentos; INSS foram 229 atendimentos e o TRT-8 fez 189 atendimentos durante as ações.
Levar informação, esclarecer dúvidas e resolver conflitos decorrentes de reclamações trabalhistas são os principais objetivos da Itinerância do TRT-8. Dúvidas com o FGTS, Salário Mínimo, férias, 13º Salário, aposentadoria, contrato de trabalho, seguro desemprego e consulta de processos em andamento foram os serviços mais procurados durante as audiências da Justiça do Trabalho.
“O projeto da Justiça Itinerante leva diversos serviços à população de diversos municípios dos estados do Pará e Amapá, mas acima de tudo levamos cidadania e conhecimento, pois muitas vezes percebemos que as pessoas não sabem os direitos que têm, e quando sabem tem dúvidas, nós buscamos esclarecer essas dúvidas e assim aproximamos a população do judiciário”, disse o coordenador do projeto da Justiça Itinerante do TRT-8, o desembargador Francisco Sérgio.
Em junho, as itinerâncias continuam em 12 municípios receberão os serviços da Justiça do Trabalho: Viseu, de 3 a 7 de junho; Santana do Araguaia, dias 5 e 6 de junho; no período de 10 a 12 os município de Vitória do Jari e Comunidade de Jarilândia receberão a segunda fase da itinerante onde serão feitas as audiências; Almeirim e Novo Progresso, de 17 a 21 de junho; e Ulianópolis e Oriximiná de 24 a 28 de junho. O município de Oiapoque (incluindo 3 aldeias indígenas: Kumenê, Espírito Santo e Manga) vai receber os serviços da Justiça Itinerante no período de 21 a 29. Já Santa Maria, Mãe do Rio e Ipixuna receberão os serviços de 24 a 28 de junho, através da Carreta Itinerante do TRT-8.
Confira as fotos das Itinerantes aqui.