Justiça Itinerante reúne parcerias em benefício da população

Capitão Poço e Ourém são as primeiras cidades a receber a Unidade Móvel da Justiça do Trabalho do Pará e Amapá
Foto da Carreta Itinerante do TRT-8 estacionada em uma ampla área pública, ao ar livre, ao lado de uma concha acústica, em Ourém
#PraTodosVerem: Foto da Carreta Itinerante do TRT-8 estacionada em uma ampla área pública, ao ar livre, ao lado de uma concha acústica, em Ourém. Em primeiro plano, na foto, estão várias pessoas sentadas em cadeiras, sob um toldo, aguardando atendimento.
Audiodescrição da imagem: 

Um dia para ficar na história dos moradores de Capitão Poço e Ourém, com a chegada dos serviços de cidadania em uma jornada com a Unidade Móvel da Justiça do Trabalho da 8ª Região, que iniciou ontem, 22, e vai até o dia 26 de abril.

Os moradores de Capitão Poço e Ourém, na região nordeste do Estado do Pará foram os primeiros a receberem o atendimento e parabenizaram a iniciativa do TRT-8. Um deles foi o professor Heraldo de Souza Oliveira, 59, que veio solicitar informações sobre o FGTS. “Eu moro em Ourém, mas decidi vir logo aqui em Capitão Poço e saio muito satisfeito com o atendimento que recebi da Justiça do Trabalho. Eu ando com todos meus documentos, trouxe o meu contracheque de 1996, quando recebia em moedas com o dinheiro enrolado no papel amarelo do contracheque”, conta. 

Outra história foi do jovem Márcio Coutinho, que no momento está desempregado e ao tentar um benefício do governo estadual para tirar a carteira de motorista teve o pedido negado, pois sua carteira constava como assinada. “Quero parabenizar pelo atendimento muito bom e aqui vocês estão ajudando muitas pessoas. Eu vim tirar uma dúvida e descobri um problema maior, achava que era só a baixa da carteira do trabalho. Eu fui me inscrever no projeto ‘CNH Pai de Égua’ [do Governo do Estado], mas constava com carteira assinada e perdi o benefício. Hoje, eu já vou sair daqui com uma solicitação de audiência trabalhista para a empresa de construção civil que não deu baixa na minha carteira de trabalho”. 

Parcerias - O projeto de Itinerância da Justiça do Trabalho possibilita um acesso mais rápido e prático ao cidadão e moradores das cidades do interior do Estado do Pará. O coordenador da ação da Carreta Itinerante do TRT-8, juiz Avertano Messias Klautau, destaca que o importante é levar atendimento e educação jurídica para toda a população.

Para a realização do trabalho itinerante, o TRT-8 conta com as parcerias do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), INSS e Caixa Econômica Federal, além de prefeituras, sindicatos e Pontos de Inclusão Digital (PIDs). 

Valmir Rodrigues, técnico do Seguro Social do INSS, participa pela segunda vez da Ação Itinerante do TRT-8 e relata que é gratificante realizar esse trabalho. “Sou servidor do INSS há sete anos, essa é a segunda itinerância com o TRT-8. Ontem tivemos bastante clientela e hoje vamos atender bastante. Aqui o cidadão pode agendar atendimento. Inclusive, ontem, no atendimento, fizemos um benefício assistencial, a pessoa saiu com requerimento feito, agendamento de perícia e da avaliação social, tudo realizado na carreta itinerante do TRT-8”, comemora. 

Gustavo Epitácio de Moura, agente administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego participa pela primeira vez da ação itinerante e conta que a experiência é única e importante para todos os cidadãos. “Nós sabemos que o cidadão tem muita dificuldade, principalmente quando mora no interior ou que não tem uma agência, uma unidade do Ministério do Trabalho no município dele. Ainda tem a questão financeira para esse deslocamento. No atendimento de Capitão Poço, ontem, atendemos dois trabalhadores do cultivo de laranja, que vieram da comunidade rural e conseguimos auxiliar em duas questões: Abono Salarial e Seguro Desemprego. Ficamos felizes pois a agência do MTE fica em Capanema [distante quase 80km de Capitão Poço] e eles resolveram tudo na carreta”, observa. 

Números - O TRT-8 desenvolve o projeto da Justiça Itinerante com a participação de todas as suas 56 Varas do Trabalho do Pará e Amapá. Neste ano de 2024, no Amapá já ocorreram 266 atendimentos da Justiça do Trabalho, 323 do MTE e 266 do INSS, através das ações de itinerância. 

No Pará, entre os meses de março e abril, foram 70 processos autuados, 8 audiências realizadas, três acordos homologados, 152 atendimentos da equipe do TRT, 201 do INSS, 236 do MTE e 12 da CEF. Dados registrados no Aplicativo Aqui tem JT durante as itinerâncias.

Só em Capitão Poço, no Pará, primeira cidade a receber a Carreta Itinerante do TRT-8, foram 15 reclamações trabalhistas registradas, 23 atendimentos do INSS, 15 do MTE e 1 do TJE.

Os próximos atendimentos da Carreta Itinerante seguem para Bragança e Salinópolis.

 

Texto: Andreza Gomes/ Fotos: Gibson Oliveira/Secom TRT-8

Para mais fotos acesse o Flicker.