Novo método de autenticação no PJe está disponível
Desenvolvido para atender às necessidades dos diversos segmentos do Poder Judiciário, o Processo Judicial Eletrônico (PJe) ganhou atualização na sua forma de acesso. A partir deste mês de maio, ocorrerá uma alteração na forma de autenticação padrão do sistema, que agora passa a ser feita pela Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br).
Instituída em 2020, como um serviço do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a PDPJ-Br veio para transformar o PJe em sistema multisserviço que unifica o trâmite processual no país.
Os públicos internos e externos do Judiciário devem ficar atentos, pois haverá descontinuação do Shodo - aplicativo utilizado para acessar o PJe e assinar petições e documentos. Após o dia 10 de maio o login já deverá ser feito preferencialmente através do PJeOffice.
Nos computadores do Tribunal, a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIN) instalou o novo aplicativo em procedimento automatizado e já está funcionando. Os novos links podem ser acessados pelo público interno na Central de Notícias (no menu Sistemas, opções PJe 1º/2º grau). Magistrados e servidores em teletrabalho devem realizar a instalação do PJeOffice nos seus computadores pessoais. O link para download encontra-se na nova página de login no PJe.
A SETIN explica ao público interno que o primeiro login pela plataforma deve ser realizado por meio de certificado digital. A autenticação sem certificado pode ser realizada com o CPF e senha do Sistema Corporativo do CNJ (www.cnj.jus.br/corporativo). No Sistema Corporativo, é possível utilizar a opção "Esqueceu sua senha?" para definir a senha de autenticação no PJe com a PDPJ-Br. Já o acesso ao PJe para uso do Sistema de Interoperabilidade Financeira (SIF) será realizado por link próprio, disponível na nova página de login do PJe. Já para o público extern o acesso pela PDPJ será exclusivamente com certificado digital.
Em caso de problemas, a SETIN indica ao público interno a abertura de chamado na Central de Serviços (https://central.trt8.jus.br) para que seja verificado o funcionamento do PJeOffice. O acesso ao PJe pode ser realizado pelo link no portal até que o problema seja sanado.
Instalação - O público externo pode instalar o aplicativo PJeOffice no link https://pjeoffice.trf3.jus.br/pjeoffice-pro/docs/index.html e fazer login através dos links de acesso ao PJe disponibilizados no Portal do TRT-8. São eles www.trt8.jus.br/pje, identificados como "PJe 1º grau (com PJeOffice)" e "PJe 2º grau (com PJeOffice)".