Programa de Combate ao Trabalho Infantil do TRT-8 e escolas parceiras saúdam Nossa Senhora de Nazaré

Nesta sexta-feira (11), alunos, voluntários e professores prestaram homenagens ao longo do percurso do traslado da segunda procissão do Círio 2024
 Fotografias em ambientes externos que reúne dezenas de pessoas com cataventos e faixas, entre homens, mulheres,
ParaTodosVerem: Fotografias em ambientes externos que reúne dezenas de pessoas com cataventos e faixas, entre homens, mulheres, adultos e crianças. 

A cidade já respira o Círio de Nazaré, o momento de reencontrar os amigos, parentes e renovar a fé. Hoje, 11, pela manhã, foi realizada a segunda romaria do traslado da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que saiu da Basílica em direção a cidade de Ananindeua, e durante o percurso as escolas e comunidades que abraçam a campanha do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região no combate ao trabalho infantil estiveram com faixas, camisetas e cataventos sustentáveis, resultados das oficinas e trabalhos realizados nas escolas. 

Os alunos da Escola Estadual Maroja Neto estavam na esquina da avenida Magalhães Barata com a travessa 9 de Janeiro exibindo cataventos, símbolo mundial do combate ao trabalho infantil. A coordenadora da Escola, Ana Carla Cardoso, destaca que todos os anos a Escola Maroja Neto abraça essa causa do TRT-8. “Todos os anos nós preparamos todo o material, participamos da campanha e com muito prazer, até mesmo para divulgar a campanha das crianças no combate ao trabalho infantil”.  

No total, cerca de 70 escolas participam da campanha deste ano, e, ao longo do percurso a alegria das crianças foi grande em encontrar as coordenadoras e voluntários da campanha e o SuperCatavento, personagem que leva mensagem de educação e cidadania no combate ao trabalho infantil.  

O Bispo auxiliar de Belém, dom Antônio Assis, afirmou que o Círio de Nazaré é uma história de fé. "Nós continuamos com essa história de fé, a fé faz história e quem tem fé vive com uma dignidade ao longo da história. Então, de modo que no Círio nós renovamos todos os nossos bons propósitos de lutar pela paz, pela justiça, de termos um mundo mais solidário, fraterno, onde a dignidade humana seja respeitada permanentemente. Eu creio que a campanha do TRT-8 vai ao encontro desse ideal que brota da fé. A fé deve gerar caridade, deve gerar justiça, deve gerar paz, portanto eu creio que, no período do Círio, nós temos uma boa oportunidade para renovar os nossos sonhos”, observa.

O arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, ressalta que o Círio é um momento de fé e também de luta pela justiça. “O Círio é um momento de anúncio da palavra de Deus, através da maior evangelizadora que existe, que é a Virgem Maria. Nossa Senhora é protetora da vida, Nossa Senhora cuidou do menino Jesus. Então, quando a gente quer cuidar das crianças, e, de forma especial, esta campanha Brasil Sem Trabalho Infantil, nós nunca poderíamos deixar de apoiar. O Círio todos os anos já tradicionalmente é um espaço de divulgação desta campanha. E creio que contribui muito para que mais pessoas sejam dispostas a aderir a esta proposta, a fim de que nós ajudemos o nosso mundo a curar essa chaga, porque o trabalho infantil é uma chaga, é uma falta de percepção do sentido da vida, o valor das crianças, e nós precisamos estar muito atentos a isso”.

Lilian Acatauassu Mendes, da Diretoria de Evangelização do Círio 2024 parabenizou a iniciativa do TRT-8 pela campanha do Círio 2024. “Estamos há 21 anos nesse trabalho e, de uns anos para cá, nós conhecemos essa campanha maravilhosa realizada pelo TRT-8 para combater o trabalho infantil. A gente pensa que Nossa Senhora inspira as pessoas e chama atenção para fatos muito relevantes. Acredito também que Nossa Senhora tem essas crianças sob o seu manto e que a gente pede e deseja que essa campanha perdure e que os resultados dela nos tragam alegria em anunciar que o trabalho infantil está diminuindo e que nós estamos conseguindo tudo isso”.

A apoteose do traslado ocorreu no campus da Unama na BR-316, com homenagens e orações, das quais os estudantes, professores, voluntários e outros integrantes do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem, do TRT-8, participaram ativamente, cantando e celebrando a passagem da Imagem Peregrina. 

A Campanha do Círio do TRT-8 segue até o dia 22 de outubro, coordenada pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, encerrando-se com o concurso de criação de cataventos com materiais sustentáveis. A iniciativa conta ainda com o apoio de diversos artistas locais, como Pinduca, Alba Mariah, Mahrco Monteiro, Nilson Chaves e Bia Dourado, embaixadora da Campanha do Círio do TRT-8.

Confira aqui as fotos.