Projeto da Justiça Itinerante transforma vidas na região nordeste do Estado
Valber, Carlos e Arionildo, moradores de Bragança, encontraram na Unidade Móvel do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) a oportunidade de acesso aos direitos trabalhistas.
Arionildo Rodrigo Araújo Melo, 35, trabalhador autônomo, aproveitou para fazer a consulta do FGTS e saiu muito feliz. “O atendimento aqui foi excelente, já vou receber um dinheiro extra que não esperava e irei investir no meu empreendimento, que é oficina mecânica”, comemora.
Outro exemplo foi o senhor Carlos Fernando de Oliveira, 64, morador de Tracuateua, distante 18 km de Bragança. Ele conta que saiu para trabalhar e viu a carreta itinerante. “Eu vim me informar sobre a minha aposentadoria e todas as contribuições foram feitas, só falta aguardar a idade para me aposentar. Aqui eles demonstraram meu tempo de contribuição, e recomendo o serviço da carreta itinerante para toda a população de Bragança”.
Depois de passar por Capitão Poço, no último dia 22, e Ourém, dia 23, a carreta chegou à Bragança ontem, 24, e realiza hoje, 25, seu segundo dia de atendimento na Pérola do Caeté. Com a novidade na cidade, logo cedo já havia filas para o atendimento, que inclui ainda a parceria com o INSS, o MTE e a Caixa Econômica Federal.
O juiz do trabalho do TRT-8, Avertano Messias Klautau, ressalta que a educação jurídica é fundamental para que todo o cidadão conheça seus direitos. “Na sexta-feira, 26, estaremos prestando serviços na Praça Luiz Mendes [em Salinópolis]. Viabilizar o acesso à justiça é a preocupação efetiva da Justiça do Trabalho”.
O primeiro dia de itinerância em Bragança resultou em 43 atendimentos entre TRT-8, INSS, MTE e Caixa Econômica, com 12 atermações (abertura de processos trabalhistas). A expectativa é que este segundo dia de atendimento atraia ainda mais moradores da cidade e de comunidade vizinhas.
Serviço:
Carreta Itinerante em Salinópolis
Data: 26 de abril de 2024
Horário: 8h às 14h
Local: Praça Luiz Souza Bentes, Ponta da Agulha
Texto: Andreza Gomes / Fotos: Gibson Oliveira/Secom TRT-8
Mais fotos estão disponíveis no Flickr.