TRT-8 celebra Setembro Azul com conclusão do 3° módulo do curso de Libras

Facilitar a comunicação e promover a inclusão foram os objetivos da iniciativa
#ParaTodosVerem: Fotografia colorida em ambiente fechado, na foto está presente os alunos e professores do curso de libras, todo
#ParaTodosVerem: Fotografia colorida em ambiente fechado, na foto está presente os alunos e professores do curso de libras, todos estão sorrindo. — Foto: ASCOM8

Em comemoração ao Setembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a comunidade surda e à promoção da inclusão, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) celebrou a conclusão do 3º módulo do curso de Libras intermediário, oferecido pela Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (Ecaiss).

O curso, que teve como objetivo capacitar os (as) servidores (as) para a comunicação com pessoas surdas e promover a inclusão no ambiente de trabalho, proporcionou aos participantes uma imersão na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ao longo das aulas, os (as) participantes desenvolveram habilidades de conversação, aprendendo sobre a importância das expressões faciais e da gramática da Libras.

Um dos destaques do curso foi a criação de um glossário em vídeo, no qual os (as) alunos (as) utilizaram a Libras para descrever as funções de seus respectivos setores. Essa atividade permitiu que praticassem a linguagem de sinais de forma lúdica e colaborativa, fixando o aprendizado de um modo mais eficaz.

Socorro Cunha, Chefe do Núcleo de Apoio às Varas de Marabá, destacou a relevância do curso em seu cotidiano no tribunal. “O Tribunal está priorizando esses atendimentos e nos proporcionando essa oportunidade de aprofundar o conhecimento nessa linguagem, o que aprimora nossa prestação jurisdicional, tanto para ouvintes quanto para surdos.”

A facilitadora do curso, Adelma de Cássia das Neves Mendes, comentou sobre as trocas enriquecedoras que também ocorrem durante o processo de ensino. “Aprendemos muito com as variações regionais que vocês trazem. É uma semana em que nos sentimos acolhidos e queridos por todos. No ambiente de trabalho, se chegar uma pessoa surda em outro setor, vão chamar você porque fez o curso de Libras”, observou.

Erick Ricardo Lima de Araújo,  profissional especializado em Libras, elogiou o progresso dos alunos e manifestou suas expectativas para os próximos módulos. “Fico muito animado ao ver o desenvolvimento de cada um. Espero que no próximo encontro todos estejam ainda mais preparados.”

O TRT-8 reafirma seu compromisso com a inclusão da comunidade surda e seguirá investindo em ações que promovam a acessibilidade e a comunicação efetiva. A oferta de cursos de Libras é apenas um dos exemplos de iniciativas que visam construir um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo para todos (as).