TRT-8 debate empregabilidade para migrantes na Amazônia
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região recebe nesta sexta-feira, 20, das 8h30 às 12h, o workshop “Os desafios dos migrantes no mercado de trabalho na Amazônia Oriental”, no Auditório da Ecaiss, em Belém. Os painéis apresentados voltam-se especialmente para “As vozes dos trabalhadores migrantes”, tema apresentado às 9h; em seguida, às 10h, aborda-se a acolhida desses trabalhadores; e encerra-se, com o painel das 11h sobre os novos parceiros nesta iniciativa.
O projeto, proposto pelo TRT-8, por meio do Comitê Gestor do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA) e Rede MigraAção, que congrega diversas instituições da sociedade civil, dentre elas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pretende incidir efetivamente sobre os números da empregabilidade de refugiados migrantes venezuelanos no Brasil - em especial nos estados do Pará e do Amapá, onde atua o TRT-8.
A intenção é contribuir com o desenvolvimento de soluções duradouras para enfrentamento deste cenário de vulnerabilidade social e precariedade de condições de vida pelo qual essas populações têm passado. Tal iniciativa está alinhada ao papel da Justiça do Trabalho no tocante às relações de trabalho; na responsabilidade social desta instituição; e na urgente necessidade de ampliar oportunidades de acesso e permanência no mercado de trabalho para populações vulneráveis, como refugiados e migrantes.
Serviço:
Workshop “Os desafios dos migrantes no mercado de trabalho na Amazônia Oriental”
Data: 20 de setembro
Hora: 8h30 às 12h
Local: Auditório da Ecaiss, térreo do Bloco 3, do TRT-8, em Belém
*Evento para convidados.