TRT-8 e SRTE inauguram novo ponto de atendimento em Macapá

Uma parceria inédita que facilita o acesso à Justiça do Trabalho
Fotografia de um atendimento presencial da Justiça do Trabalho. Na foto um homem e duas mulheres.
— Foto: ASCOM8

A partir desta sexta-feira, 5 de setembro, trabalhadores amapaenses contarão com um novo ponto de atendimento da Justiça do Trabalho da 8ª Região (TRT-8). Em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), o TRT-8 inaugura um espaço na unidade em Macapá, facilitando o acesso à Justiça e a resolução de conflitos trabalhistas. A inauguração acontece às 11 horas da manhã.

Localizado na Superintendência do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), o novo ponto oferecerá diversos serviços, como consulta processual, audiências telepresenciais e um ponto de inclusão digital. A iniciativa visa atender trabalhadores que buscam seus direitos, especialmente para aqueles que residem em regiões mais distantes do Fórum Trabalhista de Macapá, localizado na zona Norte da cidade.

"Essa parceria inédita é um grande avanço para a Justiça do Trabalho no Amapá", afirma a juíza do Trabalho Núbia Guedes, diretora do Fórum Trabalhista de Macapá. “esse ponto de atendimento da Justiça do Trabalho na Superintendência do Ministério do Trabalho vai possibilitar um atendimento aos jurisdicionados não só para consulta processual. Nós teremos um servidor e uma sala de audiências pronta, montada e confortável para participar de uma audiência telepresencial. Teremos também um ponto de inclusão digital (PID)”, detalha a magistrada. 

Núbia Guedes explica também que o Fórum Trabalhista está situado na zona Norte. “Nosso Fórum fica na zona Norte e muitas vezes o Ministério do Trabalho recebe muitos trabalhadores e trabalhadoras com violação de direitos que tem ainda que percorrer uma longa distância para vir para cá, para a zona norte, para receber o atendimento de encaminhamento de processo, ajuizamento de reclamação, e tendo o servidor no MTE já facilita muito esse trabalhador, essa trabalhadora é que teve o seu direito violado ao procurar os serviços do Ministério do Trabalho. Então é uma parceria inédita e que eu tenho certeza que a gente vai colher ótimos frutos”, comemora.

Ponto de inclusão Digital (PID) 

O Ponto de Inclusão Digital (PID) é um espaço reservado em um órgão parceiro (Defensoria, Tribunal de Justiça, Prefeitura, OAB, MTE), no qual o cidadão poderá ter acesso a diversos serviços judiciários por videoconferência, como consulta processual, reclamação trabalhista, esclarecimentos acerca de direitos trabalhistas e participação em audiências.

Serviço: Inauguração do Ponto de Atendimento do TRT-8 na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), no estado do Amapá. 

Quando: 5 de setembro de 2024 (sexta-feira)

Horário: 11h 

Local: Av. Salgado Filho, 61 - Santa Rita, Macapá - AP