TRT-8 empossa a advogada Selma Leão como nova desembargadora
Um dia histórico para ficar na memória de todos que participaram da cerimônia de posse administrativa da nova desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), Selma Lúcia Lopes Leão, realizada nesta segunda-feira, 15 de janeiro, no prédio sede do TRT-8.
Reunidos no salão nobre, advogados(as), desembargadores(as), juízes(as), servidores(as) e familiares aguardavam o início da cerimônia. Entre os convidados, uma mais que especial, a professora aposentada Mônica Ribeiro Lopes, de 84 anos, veio diretamente do distrito de Icoaraci para prestigiar a posse de sua filha, Selma Lúcia Lopes Leão, acompanhada da família. “É uma emoção muito grande estar aqui, só Deus sabe, sou mãe de dez filhos e hoje a posse da minha filha é motivo de orgulho. Ela sempre caprichou nos estudos, foi sempre uma pessoa muito esforçada”, comemora.
A cerimônia de posse administrativa foi presidida pelo Presidente do TRT-8, desembargador Marcus Augusto Losada Maia, que deu as boas vindas à nova integrante do Pleno. Em seguida, a nova desembargadora assumiu o compromisso regimental e assinou o termo de posse.
A Secretária Judiciária do TRT-8, Rosângela Fiel Lopes, fez a leitura do termo de posse. Ao final, durante o seu pronunciamento, a desembargadora Selma Lúcia Lopes Leão, afirmou que este momento representa uma vitória coletiva. “Hoje a minha nomeação no TRT-8 representa uma vitória coletiva da advocacia, das mulheres advogadas, das pessoas negras, das entidades de representação social, do movimento sindical, e de todos que acreditam que o amanhã pode ser melhor que o hoje”, comemora.
A magistrada agradeceu a Deus e Nossa Senhora de Nazaré e toda família. “Hoje o dia é de agradecimento e de celebração. Agradecimento inicialmente a Deus, pela graça de existir; a Nossa Senhora de Nazaré por me abençoar e me permitir chegar até aqui; à minha família, que não mediu esforços em me apoiar, me dar esperanças e me acompanhar de forma direta em todos os momentos dessa caminhada. Chegar aqui foi uma caminhada árdua, desafiadora, mas que foi fortalecida pelas mãos e pela companhia de todos que estão aqui. Cada um contribuiu de uma forma e no momento certo me direcionaram pelos caminhos que eu deveria ter percorrido. Quero neste momento expressar minha gratidão”.
“Para nós, é muito importante. Não só por ser mulher, mas por ser negra, então é uma representatividade importantíssima no nosso cenário atual e vem ao encontro de tudo o que o Tribunal do Trabalho da 8ª Região tem feito. Eu acho que só vem para enriquecer ainda mais nosso trabalho”, disse a desembargadora Ida Selene Duarte Sirotheau Correa Braga, vice-presidente, sobre a representatividade da posse da nova magistrada da Corte do TRT-8.
A corregedora regional do TRT-8, desembargadora Maria Zuíla Lima Dutra, ressalta que a posse da desembargadora Selma é um momento histórico para o nosso tribunal e para a sociedade brasileira. "Nos últimos anos foi muito forte esta luta por igualdade que já está na nossa Constituição Federal desde 1988 mas que não conseguimos ver na prática, e agora uma nomeação e uma posse dessa mostram que realmente a Constituição começa a ser efetivada naquilo que é fundamental, que é a igualdade entre todas as pessoas, oportunidades para todos. É muito comum ouvirmos falar em mérito, mas a meritocracia só ocorre quando todos saem do mesmo ponto, que não é o caso brasileiro”, pontua a desembargadora.
A corregedora regional do TRT-8 ressalta que o ingresso de uma mulher negra na situação atual mostra que o Brasil está lutando para que realmente essas coisas mudem. “É muito relevante e eu acho que temos que nos congratularmos com a dra. Selma, que lutou para conseguir isso pois sabemos que essa luta é grande; se congratular com a presidência da República pela escolha que fez, e esperar que esse seja apenas um passo dado na sociedade brasileira, mas que no futuro isso não seja mais surpresa para ninguém”, observa a desembargadora Maria Zuila Lima Dutra.
Para o desembargador presidente Marcus Augusto Losada Maia, a posse de qualquer servidor, servidora ou de qualquer magistrado, magistrada já é um fato muito importante para nós. “Essa posse da desembargadora Selma traz uma importância muito maior, reafirma a necessidade de nós termos sempre uma política para preservar a equidade racial, a equidade de gênero, e isso eu tenho certeza que a doutora Selma vai colaborar e muito conosco. Vamos obviamente poder compartilhar toda a experiência que a desembargadora Selma tem na advocacia, o que para nós é muito importante, e tenho a absoluta convicção também de que ela vai se sentir acolhida porque ela vai integrar um tribunal respeitado, que preza pela sua eficiência, pela prestação de serviço, e vamos ganhar muito com a desembargadora Selma”, celebra o presidente do TRT-8.
Representante
Para a vice-presidente da OAB Pará, Luciana Neves Gluck Paul, a nomeação da nova desembargadora representa a efetividade de muitas normas que já estão previstas nas legislações brasileiras. “A conquista da doutora Selma de fato é tornar essas normas plenamente eficazes, garantido a igualdade de nós mulheres mesmo diante de tantas dificuldades e sendo uma minoria dentre os tribunais superiores, porém é um degrau que nós estamos subindo e nos dá energia para que possamos continuar lutando tanto pelas nossas gerações”, pontua.
O presidente da OAB Pará, Eduardo Imbiriba, celebra o momento simbólico para todos, tanto para a Justiça do Trabalho como para advocacia. “A doutora Selma tem uma carreira brilhante como advogada trabalhista e agora chegou depois de um processo muito difícil. É uma representatividade não só da advocacia, mas também na advocacia feminina. Tenho certeza que a doutora Selma vai abrilhantar esse colegiado tão importante para o estado democrático de direito do nosso país”, finaliza.
A próxima cerimônia está agendada para o dia 05 de fevereiro de 2024, às 17h. “A posse administrativa é para que possamos logo empossar o magistrado ou a magistrada no cargo, e a posse solene é quando podemos convidar um número maior de pessoas com a toga, em uma sessão solene do tribunal. Está designada para o dia 5 de fevereiro e tenho certeza de que será a renovação de uma grande festa também”, finaliza o desembargador presidente.
Confira aqui as fotos da posse administrativa.
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado que reúne três mulheres, sendo uma negra e duas brancas lado a lado. Atrás um homem que veste terno escuro.