TRT-8 encerra campanha do Círio 2024 com premiação do concurso “Cata-Vento Sustentável”
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), promoveu na última sexta-feira, 25 de outubro, a cerimônia de encerramento da campanha do Círio 2024 e a premiação do concurso cultural "Cata-Vento Sustentável" que ocorreu na Divisão de Apoio ao Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (DINFA) e contou com a presença de servidores(as), magistrados(as), voluntários (as), representantes das escolas públicas estaduais e alunos(as) inscritos no concurso.
A ação que reforça a luta contra o trabalho infantil e busca envolver a sociedade na causa. A campanha, realizada em parceria com a Diretoria do Círio de Nazaré de Belém, completou uma década este ano e trouxe um importante símbolo na promoção da infância protegida: o cata-vento de cinco pontas, mundialmente adotado como ícone da resistência ao trabalho infantil.
Segundo a coordenadora do Comitê de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à aprendizagem e desembargadora do TRT-8, Maria Zuíla Lima Dutra, o programa tem o propósito de estar sempre presente onde tem os grandes eventos, onde tem muita gente reunida e o Círio de Nazaré, mais do que nunca, é um desses momentos, que é a maior manifestação católica do mundo.
Ela também celebrou o impacto que o Círio proporciona na disseminação dessa mensagem, afirmando: “Nosso propósito, ao iniciar essa campanha, foi levar à sociedade o conhecimento sobre a importância de proteger a infância, uma fase fundamental para o desenvolvimento pleno das potencialidades de cada criança. O trabalho infantil é um mal que afeta não apenas o futuro dessas crianças, mas toda a sociedade. Por isso, a cada ano escolhemos ações práticas, como o concurso deste ano, para compartilhar a simbologia do cata-vento, que representa a alegria, a união e a força de resolução para fornecer essa exploração."
“Enquanto existir uma única criança sendo explorada, perdendo a oportunidade de viver sua infância, não seremos uma nação organizada, uma nação feliz. Este é um problema que pertence a todos nós, e lutar por essa causa é dever de cada cidadão”, completou a coordenadora.
Criação do Cata-vento
O Cata-vento de cinco pontas, representando os cinco continentes, tornou-se ícone da luta pela erradicação do trabalho infantil no mundo. Significa movimento, sinergia e articulação de ações permanentes contra o trabalho infantil. Traz ainda o sentido lúdico de alegria, que deve estar presente na vida das crianças.
A coordenadora do comitê, Maria Zuíla Lima Dutra, fala que o programa sempre leva esse conhecimento para as crianças e adolescentes de que o cata-vento tem toda uma simbologia.
Ela também conta que as cores do cata-vento não são por acaso, o criador estudou a bandeira de todos os países e se você pegar a bandeira de qualquer país terá pelo menos uma das cores do cata-vento.
Concurso Cultural “Cata-vento Sustentável”
O concurso, que premiou produções artísticas de crianças e adolescentes sobre o tema, contou com grande adesão e engajamento, evidenciando a relevância de iniciativas como essas para conscientizar a população. Os(as) alunos(as) vencedores(as) de cada escola receberam um troféu de miriti em formato de cata-vento, feito pelo artista plástico, Paulo Albuquerque.
O primeiro lugar do concurso foi da Escola Pública Estadual Lar de Maria, com o aluno Miguel Salomão de 9 anos, o vencedor ganhou um smartphone.
A campanha do Círio e o concurso “Cata-Vento Sustentável” reforçam o compromisso do TRT-8 em promover e proteger o direito de todas as crianças e adolescentes de terem uma vida longe da exploração e com plena garantia de seus direitos.
Confira aqui as fotos