TRT-8 lança campanha do Círio 2024

A programação será marcada pela visita da imagem peregrina na sede do TRT-8
#ParaTodosVerem: Arte gráfica nas cores verde, branca, rosa e amarela. Centralizado o texto no cabeçalho: Círio 2024.
#ParaTodosVerem: Arte gráfica nas cores verde, branca, rosa e amarela. Centralizado o texto no cabeçalho: Círio 2024. Com Maria em ação e oração por um Brasil sem trabalho infantil. Abaixo a imagem de uma menina simbolizando Maria.

Faltam 31 dias para a maior festa católica do povo paraense, o Círio de Nazaré e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) está em ritmo acelerado para a campanha do Círio 2024. 

Nesta quarta-feira, 11, os magistrados (as) e servidores (as) do TRT-8 recebem a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A visita será às 9 horas no auditório Aloysio da Costa Chaves, no prédio-sede do Tribunal, em Belém. A visita marca o lançamento oficial da campanha do Círio 2024 do TRT-8.  

Durante a programação estarão sendo comercializadas as camisas oficiais da campanha do TRT-8.

Campanha - Este ano o tema oficial do Círio 2024 é "Perseverar em oração, com Maria, Mãe de Jesus" e a campanha do Círio 2024, desenvolvida pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT da 8ª Região, vem inspirada pelo tema oficial do evento. 

A Comissão irá  trabalhar a necessidade de perseverarmos na luta contra a exploração da mão de obra de crianças e adolescentes, haja vista que os dados do IBGE-PNAD/2024, relativos ao ano 2022 (pós-pandemia), apontam que o Brasil possui 1,9 milhão de crianças e adolescentes, em situação de trabalho infantil, dos quais 191.496 encontram-se no Estado do Pará.

A Campanha do TRT-8 tem como tema: "Com Maria, em ação e oração, por um Brasil sem trabalho infantil." A perseverança tem sido uma marca da Comissão, que há dez anos vem realizando ações em prol da infância, sempre com apoio de voluntários e de parceiros comprometidos com o ideal de termos um Brasil sem trabalho infantil.

Segundo uma das coordenadoras da campanha, desembargadora Maria Zuíla Dutra, no cartaz da Campanha 2024, nossa perseverança, na ação, vem representada pelo manto da Maria-Menina, que faz uma referência às diversas campanhas realizadas nos Círios anteriores; e, na oração, por meio da própria Maria-Menina em gesto de oração, convidando-nos a também fazê-lo por nossas crianças e adolescentes, enquanto estiverem sendo violadas em seus direitos de viver, brincar, sonhar, estudar e desenvolver-se. Convidamos a todos e todas a aderirem à Campanha do Círio 2024 por um Brasil sem trabalho infantil.

Visitas - No último dia 3 de setembro, as gestoras do programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem estiveram na casa episcopal para visitar ao arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira. Na ocasião, as magistradas Maria Zuíla Dutra, Vanilza Malcher e Claudine Teixeira, entregaram a camisa oficial da Campanha do TRT-8. 

 

O arcebispo de Belém parabenizou a iniciativa da Comissão pelos anos de dedicação no combate ao trabalho infantil. “Já são muitos anos de trabalho, atuação, presença, muitos anos de testemunho, o que motiva toda a sociedade para participar, porque vencer o trabalho infantil é valorizar a vida das crianças, é valorizar a vida da família, é melhorar a sociedade. Por isso, eu me alegro muito com envolvimento da Arquidiocese nesta campanha, e que tudo isso seja levado especialmente para o Círio de Nazaré para todas as pessoas, toda sociedade a fim de que cresça a consciência a participação na responsabilidade”, observa. 

 

A juíza do Trabalho Vanilza Malcher, da coordenação da campanha do Círio 2024 do TRT-8, afirma que a iniciativa está sendo muito bem recebida pela sociedade. “Nós temos certeza que será uma campanha muito bem vista pela sociedade, pelos alunos de escolas públicas, todos que fazem parte desse movimento, nossas crianças, adolescentes e jovens”. 

 

Claudine Teixeira, juíza do Trabalho diz que é a primeira vez que participa como gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e está com grandes expectativas para o Círio. “Estou com uma expectativa muito grande, nós aproveitamos a mobilização em torno do Círio para transformar em uma mobilização contra o trabalho infantil”. 

 

A desembargadora Maria Zuíla Dutra conclui que embora seja o 10 º ano da campanha, todo ano é uma emoção diferente. “Todo ano é diferente, a emoção é diferente, se renova a alegria de participar e vivenciar isso é indescritível. Tenho certeza que será uma campanha de sucesso sobre as bençãos de Maria Santíssima e que nós vamos sair renovados para continuar nessa luta contra o trabalho infantil. Esse é nosso propósito, mostrar para a sociedade que o trabalho infantil é um grande mal que traz gravíssimos prejuízos a todos. A Campanha do Círio de Nazaré propicia essa mensagem amplificada e esperamos ter muito êxito com a campanha do Círio de Nazaré”.

 

Camisas - Os interessados em apoiar a campanha do Círio 2024 podem adquirir uma camisa alusiva ao Círio no valor de R$50,00 (cinquenta reais). A compra pode ser feita nesta quarta-feira, 11, durante a programação ou na sala da Dinfa - Divisão da Infância, localizada no Bloco 2, 3° andar, no horário das 8h às 17h.

Serviço: Lançamento oficial da Campanha do Círio 2024 do TRT-8

 

Quando: 11 de setembro de 2024 (Quarta-feira)

 

Hora: 9 h

 

Local: Auditório Aloysio da Costa Chaves - prédio-sede