TRT-8 participa da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

O evento ocorrerá período de 20 a 24 de maio de 2024
Ilustração com ícones de balão de diálogo em tons de azul. Está escrito: Semana da Conciliação Trabalhista 2024 - É Conciliação
#ParaTodosVerem: Ilustração com ícones de balão de diálogo em tons de azul. Está escrito: Semana da Conciliação Trabalhista 2024 - É Conciliando que a gente se entende - De 20 a 24 de maio.

A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, com o tema "É conciliando que a gente se entende", está programada para o período de 20 a 24 de maio de 2024. Promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o evento está em sua 8ª edição. 

A campanha deste ano foi concebida a partir da ideia de que é por meio do diálogo que estabelecemos acordos e as soluções que finalizam conflitos e geram benefícios para as partes envolvidas. E esse conceito pode ser facilmente representado pelo ditado popular “é conversando que a gente se entende”.

Já a marca apresenta em destaque uma iconografia dourada de balão e a letra “D”, que representa o diálogo e o debate em prol de benefício mútuo. O dourado sobre a letra azul escuro também ressalta a ideia de iluminação sobre um conflito que precisa de uma solução dialogada.

A gente se entende

De acordo com o vice-presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, que coordena a Comissão Nacional de Promoção à Conciliação (Conaproc), o ditado popular representa muito bem o que é conciliação trabalhista.

“Em algum momento da vida a gente já falou ou ouviu esse ditado popular que ressalta que uma boa conversa é a melhor forma de solucionar um conflito”, disse. “E na Justiça do Trabalho não é diferente, afinal, com conciliação trabalhista os acordos ocorrem de forma consensual e conta com total autonomia das partes para se chegar a uma solução definitiva, rápida e segura”, completou.

2023 

No ano passado, a 7ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista movimentou R$ 1.193.595.980,47 e atendeu mais de 346,1 mil pessoas. Durante o evento, foram realizadas mais de 80 mil audiências, homologados 23.788 acordos e arrecadados R$ 202,6 milhões em recolhimentos fiscais e previdenciários.

Parauapebas 

Recentemente, houve uma reunião na sede da OAB Subseção de Parauapebas, que reuniu magistrados, para discutir o desenvolvimento dos trabalhos em parceria com a 3ª VT. A OAB irá oferecer apoio institucional para a VIII Semana Nacional da Conciliação Trabalhista e a realização da 1ª Semana do Judiciário Fraterno, uma ação premiada pelo CNJ, no município de Parauapebas

 

Participe!

Se você tem um processo na Justiça do Trabalho e não sabe como proceder para agilizar o seu andamento, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista é o caminho mais rápido para uma efetiva solução consensual.

Para saber mais sobre o tema, consulte o Portal da Conciliação Trabalhista.

 

*Com informações do CSJT