TRT-8 promove a 7ª Semana de Formação de Mediadores e Conciliadores

Primeiro dia teve oficina focada em soluções colaborativas para impulsionar a conciliação trabalhista
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado com homens e mulheres sentados.
— Foto: ASCOM8

O Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (PA/AP) começou o ano de 2024 com a realização da 7ª Semana de Formação de Mediadores e Conciliadores do TRT-8, destinada a magistrados e servidores que atuam no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Belém.

Durante o primeiro dia da 7ª Semana de Formação de Mediadores e Conciliadores do TRT-8, foi apresentado o tema "Design Thinking", que visa a solução de problemas complexos centrados no usuário, e contou com a particição de 13 servidores. Os mediadores da oficina, Alex Barros e Rafael Martins Feitosa, promoveram momentos de interação entre os servidores, conduzindo exercícios criativos e dinâmicos para que os participantes pudessem colocar em prática suas ideias em busca de soluções. A realização da oficina teve como objetivo mapear os principais desafios e construir soluções de forma colaborativa para incentivar e fomentar a conciliação trabalhista. A programação ocorreu no Laboratório de Inovação - LIODS na sede do TRT-8, em Belém, no último dia 10.

Para o Juiz do Trabalho Avertano Klautau, coordenador do CEJUSC Belém, é de grande importância fornecer essas dinâmicas aos servidores para a melhoria da prestação de serviço. "A cada início de ano, o CEJUSC deve refletir sobre o seu rendimento no ano anterior. Então realizamos este exercício. O Design Thinking, através da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva – ECAISS e do Laboratório de Inovação - LIODS, é uma ferramenta para que busquemos sempre essa preocupação com a eficácia e a melhoria contínua do CEJUSC. Essa oficina é muito importante, pois permite que o grupo todo se reúna para pensar em alternativas para o aprimoramento dos serviços prestados ao usuário", ressalta.

"O objetivo é pensar em métodos inovadores, estratégias capazes de aprimorar nossos índices de conciliação e o prórprio processo da conciliação, não apenas no CEJUSC, mas também nas outras varas. Durante as aulas, vamos pensar em projetos que possamos usar na área de conciliação para que os resultados do nosso processo sejam mais rápidos. Vamos usar o Design Thinking para criar soluções para problemas a partir da convergência das ideias", comenta o Coordenador do escritório de projetos do LIODS, Alex Barros.

O conciliador e mediador do TRT-8, Paulo Sidney Lopes, comentou sobre a oficina: "Essa oficina está sendo uma questão de aprendizagem, pois você acaba desenvolvendo novas visões para poder aplicar no dia a dia na conciliação, e isso traz um enriquecimento para que as partes, os advogados venham a ter uma solução ou resolução daqueles problemas que são enfrentados nas audiências", destaca o servidor.

Programação - Entre os dias 15 e 19, as oficinas terão continuidade de modo telepresencial via Google Meet, abordando diversos temas como Comunicação Não Violenta no ambiente virtual, Reclamação Pré-Processual, Como superar o “não” inicial em sala de mediação?, Extensões do PJe- AVJT e +PJe, Ônus da prova em rescisão de contrato, FGTS-saque aniversário, CTPS Digital e Conciliação em execução. As aulas serão ministradas por magistrados e magistradas.

 

Período: 10 a 19 de janeiro de 2024
Modalidade: Presencial e Telepresencial - Sala de Aula Virtual - Google Meet- Link

Público alvo: Servidores do TRT8 que atuam com mediação e conciliação

Número de participantes: Livre

#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado com homens e mulheres sentados em uma mesa que há peças do jogo lego nas cores coloridas.