TRT-8 promove cerimônia da entrega da medalha Semíramis Arnaud Ferreira nesta sexta-feira, 03 de maio

Nesta sexta-feira, 03 de maio, mais de 200 servidores (as) foram homenageados (as)
Fotografia em ambiente fechado que reúne centenas de pessoas entre homens e mulheres
fotografia do auditório do TRT-8 durante a cerimônia de entrega da medalha Semíramis Arnaud Ferreira para os servidores (as) da instituição. O auditório está com seus lugares totalmente ocupados, as pessoas estão sentadas, olhando para o palco, onde está discursando o presidente do TRT-8, Marcus Augusto Losada Maia.

Abrindo o mês de maio, em que se homenageia o trabalho e os trabalhadores, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região realizou uma cerimônia marcada pela emoção e reconhecimento de ser servidor e servidora da instituição. Foi assim a entrega da medalha Semíramis Arnaud Ferreira realizada no auditório Aloysio da Costa Chaves, no prédio sede do TRT-8, que estava lotado de homenageados e familiares. As fotos já estão disponíveis no Flickr do TRT-8, acesse aqui.

A cerimônia foi uma realizada como sessão extraordinária do Pleno para a entrega da Medalha, um instrumento de reconhecimento funcional do TRT-8 para os servidores (as) que desempenham e contribuem para a Justiça Social, idealizado pelo presidente do TRT-8, desembargador Marcus Augusto Losada Maia. 

Mais de 200 servidores (as) foram contemplados com a medalha Semíramis Arnaud Ferreira, e muitos eram de Belém, como o José Carlos Tavares, assistente de juiz. “Para mim é uma honra estar aqui no TRT-8, sou servidor há 44 anos e tenho uma parceria maravilhosa com magistrados e colegas de trabalho. É uma honra dividir esse momento com todos e com a minha família”. 

A diretora-geral do TRT-8, Regina Uchôa, estava muito feliz com este reencontro com todos os colegas. “Eu estou feliz com esse momento aqui, que o doutor Losada ter proporcionado isso pra gente, de reencontrar amigos que comecei a trabalhar em Tucuruí. Sou muito feliz pelos 30 anos de Tribunal, uma casa que me acolheu, tudo que tenho na vida eu devo a esta casa”.

Servidor há 32 anos, Paulo Sydney da Gama Alves, atua no Cejusc Belém e afirma que receber a honraria é um reconhecimento do trabalho do servidor. “A medalha é um sinal significativo, uma representatividade do tempo que nós dedicamos ao tribunal. O TRT-8 é uma segunda casa para nós, é uma família, é uma extensão das nossas vidas. Então é muito importante receber essa medalha, porque é um sinal de prestígio a todos servidores que estão nesta casa”, observa.

Maria do Socorro Dias Monteiro, Agente de Polícia Judicial, servidora há 34 anos, assegura que a Medalha Semiramis é um reconhecimento para todos os servidores e servidoras. 

Muitos se deslocaram de outras cidades para receber a honaria, como o técnico judiciário da Vara do Trabalho de Paragominas, Álvaro Siqueira, servidor há 42 anos, que destaca ser um orgulho imenso receber essa honraria da Justiça do Trabalho. “Eu saí bem cedo de Paragominas rumo a Belém para receber essa homenagem”.

A cada entrega de medalha era como se fosse um final de campeonato com torcidas organizadas, aplausos e muita alegria nas comemorações do reconhecimento do trabalho de todos e todas que fazem a Justiça do Trabalho do Pará e Amapá. Em seu pronunciamento, o desembargador presidente do TRT-8, Marcus Augusto Losada Maia, pediu a todos os presentes um minuto de silêncio em razão do falecimento da desembargadora aposentada Marilda Coelho, ex-presidente do TRT-8. 

O desembargador falou emocionado que esse dia é muito especial para ele, pois era um projeto que iniciou na presidência do Tribunal com o apoio da Secretaria da Presidência, da Diretoria-Geral e agora sai do papel. “É importante resgatarmos dois sentimentos: a valorização do servidor e da servidora e a necessidade de termos a sensação de pertencimento do Tribunal, porque ele não é feito só de juiz e juízas, ele também é feito de servidores e servidoras. Eu profissionalmente não seria nada sem os servidores (as) que trabalham comigo. Aqui vai o meu reconhecimento e agradecimento”.

Ao final da cerimônia, o desembargador José Edílsimo Eliziário Bentes fez uma homenagem contando grande parte da história do TRT-8.

Criação 

Com arte concebida pela equipe da Secretaria de Comunicação do TRT-8, a medalha será concedida a servidores e servidoras em atividade na Justiça do Trabalho da Oitava Região que tenham prestado tempo de efetivo trabalho no TRT-8 há 20, 30 ou 40 anos, nos seguintes graus: 

20 anos - Medalha Bronze;

30 anos - Medalha Prata;

40 anos - Medalha Ouro. 

A honraria foi aprovada na sessão do Pleno em março de 2023 e integra a Resolução do TRT-8 nº 038/ 2023. Além da medalha, o servidor (a) recebe um diploma, conferido e assinado pelo presidente do TRT-8, e subscirto pelo (a) secretário (a) do Subcomitê de Concessão de Medalhas. 

Semírames Arnaud Ferreira 

Primeira mulher brasileira a compor em caráter efetivo um órgão de 2ª instância. Foi promovida à juíza togada do TRT-8 em 15 de março de 1976. Foi vice-presidente do TRT-8 durante dois biênios 1976 a 1978 e 1978 a 1980 e foi presidente da Corte, no ano de 1980 a 1982. 

Participaram da sessão extraordinária as desembargadoras: Ida Selene Duarte Sirotheau Correa Braga (vice-presidente); Rosita de Nazaré Sidrim Nassar; Francisca Oliveira Formigosa, Graziela Leite Colares; Suzy Elizabeth Cavalcante Koury; Sulamir Palmeira Monassa de Almeida e os desembargadores: José Edílsimo Eliziário Bentes, Walter Roberto Paro, Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior, Raimundo Itamar Lemos Fernandes Junior e na forma remota o desembargador Francisco Sérgio Silva Rocha e a desembargadora Maria de Nazaré Medeiros Rocha.

Acesse o Flickr do TRT-8 aqui

Confira as fotos do evento aqui

 

Texto: Andreza Gomes - Secom TRT-8

Foto: Edney Martins - Secom TRT-8