TRT-8 promove curso de formação inicial para novos(as) juízes(as) do Trabalho

O encerramento da semana contou com palestras, dinâmicas interativas e uma imersão no projeto Judiciário Fraterno
ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente aberto, nela, estão homens e mulheres de pé e sorrindo para a foto.
ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente aberto, nela, estão homens e mulheres de pé e sorrindo para a foto.

Encerra nesta sexta-feira, 2 de julho, na Escola Judicial do TRT da 8ª Região (Ejud-8) a primeira semana do curso de 13ª Formação Inicial - Módulo Regional, direcionado aos 23 novos (as) juízes e juízas substitutos (as) empossados (as) no último dia 26 de julho. As atividades estão acontecendo desde o ínicio desta semana, com a finalidade de preparar os (as) magistrados (as) para os desafios da nova função. Até o dia 09 de agosto, os novos magistrados participam da primeira etapa do Curso no TRT-8.

No penúltimo dia do encontro, os juízes e juízas substitutos (as) participaram de uma vista muito especial ao Memorial Arthur Francisco Seixas dos Anjos.

O memorial preserva e conta a história da Justiça do Trabalho. Para a desembargadora Sulamir Monassa, curadora do memorial, é essencial que os (as) novos (as) juízes (as) conheçam essas histórias desde o início de suas carreiras. "O nosso museu se sente honrado em recepcionar os 23 magistrados, incluindo as magistradas, para que tenham conhecimento desde agora, das suas primeiras horas como magistrados (as), da história da Justiça do Trabalho, porque amanhã eles serão também a história do museu", afirma a desembargadora.

O desembargador do TRT-8, Luis Ribeiro reforça a relevância do memorial para a formação dos (as) novos (as) juízes (as): "Aqui no memorial nós temos esse quadro fantástico de informações que vai alimentar a esperança de que, um dia, esses (as) magistrados (as) estejam também representados aqui no museu."

O encerramento da semana contou com palestras, dinâmicas interativas e uma imersão no projeto Judiciário Fraterno. Os juízes (as) destacaram a importância e relevância dessa formação. A juíza Fabiane Andreia Wallauer Guerra comentou sobre o aproveitamento da semana e a importância dos temas abordados. 

“O curso está trazendo muito da realidade do Tribunal, que é bem diferente de alguns outros. Evidenciando os temas de maior relevância para o Regional, como é o caso da itinerância. Os assuntos estão sendo muito válidos para que de fato conheçamos essas peculiaridades locais que não conheceríamos se não fosse o curso”, afirmou a juíza.

Cronograma - A partir do dia 12 de agosto, os 23 magistrados irão participar na Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho em Brasília do curso de formação inicial que vai até o dia 06 de setembro de 2024. 

No período de 09 a 20 de setembro, os juízes (as) do trabalho retomam para o curso de Formação Regional no TRT-8 e finalizando a programação no período de 23 de setembro a 18 de grupo, com o protocolo de ingresso apoiado na jurisdição. 

 

Veja as fotos no Flickr.