TRT-8 realiza a 3ª Reunião de Análise Tática de 2024
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) realizou nesta quarta-feira (14) sua 3ª Reunião de Análise Tática (RAT) de 2024. Foram apresentadas ações e projetos relacionados à diretriz “Reconhecimento e Valorização das Pessoas”, uma das quatro que fazem parte da Gestão 2023-2024.
A reunião abriu apontando algumas ações em curso, como a revisão do Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho, o estudo do novo regulamento e planejamento para o Prêmio CNJ de Qualidade 2025. Na sequência, foram apresentados dados relacionados à realização do programa TRT-8 Presente, incluindo as próximas datas já definidas, como Laranjal do Jari - Monte Dourado, dia 5 de setembro.
O programa tem como objetivo principal aproximar a administração do Tribunal das necessidades das varas do interior. Para tanto, tem sido realizada uma coleta sistemática das demandas das unidades, com destaque para melhorias em infraestrutura física, acesso à internet e ferramentas de trabalho. Durante a reunião foi demonstrado como essas solicitações vêm sendo tratadas; outro ponto é a realização de uma pesquisa de satisfação, que tem obtido respostas positivas dos servidores (as) e magistrados (as) da 8ª Região fora da sede, em Belém.
“O objetivo é fechar [visitar] 100% das varas até o final do ano. O desafio é, de fato, as varas que têm difícil acesso, algumas precisam de avião, outras de barco para o deslocamento”, comentou o secretário-geral da presidência, Rodopiano Neto. Foram então discutidas possibilidades para viabilizar a chegada do TRT-8 Presente a estes cinco municípios paraenses ainda não visitados: Óbidos, Itaituba, Xinguara, Redenção e Breves.
#paratodosverem Fotografia colorida da sala de reuniões da presidência do TRT-8. Em uma ampla mesa oval, sentam-se dez gestores e gestoras, durante a terceira RAT do ano.
SEGEP
A RAT seguiu abordando o Programa de Preparação para Aposentadoria, com explanação de Lia Martins, da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep). Foram destacados os módulos do curso de preparação (sendo seis no total). Também foi destacado o trabalho para que diversos serviços realizados pela Secretaria sejam automatizados, garantindo a ampliação da produtividade e celeridade no atendimento ao público.
Entre os projetos futuros da Segep, destacou-se o Programa de Formação de Sucessores. De acordo com Lia Martins, está sendo elaborada uma minuta de política de formação de sucessores para ocuparem cargos em comissão e função comissionada de natureza gerencial, no âmbito da 8ª Região.
SESAU
Em seguida, o diretor da Secretaria de Saúde (Sesau) do TRT-8, Alvaro Rolo, abordou o TRT-8 na Medida. Foram destacados objetivos do projeto, entre eles, promover maior engajamento nas ações de promoção e prevenção em saúde do Tribunal e estabelecer a cultura do autocuidado através de exames periódicos de saúde e acompanhamento nutricional. Na agenda da Sesau está a ainda a definição de parcerias para o projeto e de detalhes para a realização de seu próximo evento, a Corrida e Caminhada do TRT-8.
Por fim, foi apresentada a sugestão de arquitetura para o novo restaurante e espaço de convivência do TRT-8, que será instalado no prédio-sede em Belém. O ambiente será aberto também ao público externo e deve iniciar obras ainda no próximo mês e ter sua inauguração ainda neste semestre.