TRT-8 realiza aula inaugural do Programa Diversidade e Empregabilidade

Recém-apresentado no Webinário de Boas Práticas do CNJ, o projeto irá formar sua segunda turma em Belém
 Arte gráfica sobre o programa diversidade e empregabilidade do TRT8. À direita, foto de mão de mulher, ela segura documentos pr
Arte gráfica sobre o programa diversidade e empregabilidade do TRT8. À direita, foto de mão de mulher, ela segura documentos próximo a um notebook sobre uma mesa de madeira.

O Programa Diversidade e Empregabilidade, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), por meio do Comitê Gestor Regional de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, realiza na próxima segunda-feira (16) a aula inaugural de sua segunda turma. O projeto nasceu com o objetivo de atender a grupos vulnerabilizados, garantindo o acesso destes à formação profissional para contribuir com mudanças reais em suas vidas, colaborando com seu acesso ao mercado de trabalho.

Em sua primeira etapa, foram atendidas pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ e com deficiência. “Olhando também para as empresas, no sentido de instrumentalizá-las para receber a diversidade”, acrescentou a juíza do Trabalho Roberta de Oliveira Santos, uma das primeiras gestoras do programa. Já em sua segunda etapa, serão atendidas mulheres em situação de vulnerabilidade social encaminhadas pelo Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero, da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE).

Em parceria também com a Universidade da Amazônia (Unama) será oferecido o Curso de Auxiliar Administrativo, com duração de dois meses. Visando garantir o acesso das participantes, todas receberão bolsa-auxílio para participar do curso, por meio de outros parceiros do projeto, a Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (Fidesa) e o Ministério Público do Trabalho. O curso contempla disciplinas como informática, atendimento ao público, língua portuguesa, ética, entre outras.

Para a cerimônia de abertura da segunda turma será realizada uma mesa com a presença do presidente do TRT-8, desembargador Marcus Augusto Losada Maia; da desembargadora Selma Leão, coordenadora do Comitê Gestor Regional de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade; de Betânia Fidalgo, reitora da Unama e presidente da Fidesa; do procuradora do Trabalho, Silvia da Silva, representante do Ministério Público do Trabalho no Pará e no Amapá; e de Larissa Machado, coordenadora do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero da DPE.

Após a cerimônia, haverá a aula inaugural com palestra ministrada pela Profa. Ms. Crissia Cruz, psicóloga graduada na Unama e doutoranda em Psicologia (UFPA), com pesquisa sobre as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher no estado do Pará. Atualmente, ela é professora do curso de Psicologia da Faculdade Estácio Belém e supervisiona o atendimento voltado para mulheres em situação de violência. Além disso, a profissional é conhecida por suas pesquisas e atuação no campo da saúde da mulher, gênero, sexualidade e violência. 

A palestra proferida durante a aula inaugural, bem como as ações desenvolvidas na segunda turma do Programa Diversidade e Empregabilidade, fazem parte do Programa de Prevenção e Medidas de Segurança voltado ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher praticada em face de magistradas e servidoras.

Serviço:
Programa Diversidade e Empregabilidade (Aula Inaugural - Turma 2)
Data: 16 de setembro de 2024
Local: Ejud-8 (Belém)