TRT-8 realiza curso de formação inicial para novos (as) juízes (as) do Trabalho
Na última segunda-feira,29, a Escola Judicial do TRT da 8ª Região (Ejud-8) iniciou o 13º Curso de Formação Inicial, direcionado aos 23 novos (as) juízes (as) substitutos (as) empossados (as) no dia 26 de julho. As atividades visam preparar os (as) magistrados (as) para os desafios da função, contribuindo para a melhoria da prestação jurisdicional do Tribunal.
A abertura do curso aconteceu na sala de aula de treinamento da Ejud-8 e foi iniciado pela presidente em exercício, a desembargadora Ida Selene Duarte Sirotheau Corrêa Braga e pela diretora da Escola Judicial (Ejud-8), a desembargadora Francisca Oliveira Formigosa.
Durante a abertura, a presidente em exercício destacou a importância do Prêmio CNJ para a visibilidade das ações do Tribunal. Citando o relatório Justiça em Números, ela enfatizou a necessidade de transformar os dados em melhorias na prestação jurisdicional, além de ressaltar a Justiça Itinerante como o maior projeto da TRT-8.
“Sempre falo sobre o prêmio, porque ele é muito importante para gente, pois aumenta a visibilidade para as ações dos tribunais. E isso se reflete em melhorias para a prestação de serviços, e os dados do relatório Justiça em Números, que o CNJ coloca, acaba sendo não só uma justiça em números, mais uma justiça de qualidade”, disse a desembargadora.
A desembargadora destacou o compromisso do Tribunal em levar a justiça a todos e todas, independentemente da distância. “Nós sempre procuramos atender o máximo de pessoas possíveis, e sabemos que na nossa região tem bastante áreas de difícil acesso e para isso temos nossa carreta itinerante da Justiça do Trabalho que leva os serviços aos moradores dessas áreas.” Essa iniciativa demonstra o empenho da instituição em garantir a igualdade de acesso à justiça.
O Curso acontece no período de 29 de julho a 2 de agosto e contará com disciplinas sobre Relacionamento institucional, Relacionamento interpessoal, relações pessoais em perspectivas, direitos humanos e populações vulneráveis e laboratório de alteridade.
Curso de Formação Inicial
O curso em módulo regional está dividido em quatro eixos: “Alteridade”, que engloba temas como o relacionamento institucional, os direitos humanos e populações vulneráveis; “Resolução de Conflitos”, em que são realizadas orientações sobre padrões de litigância, normas internacionais, instrução processual, entre outros; “Eticidade”, em que aborda-se a ética na gestão da informação, nas redes sociais, na aplicação da Justiça, entre outros; e “Direito & Sociedade”, eixo que aborda temas como violências no trabalho, gênero, raça e diversidade, sustentabilidade, direito do trabalho e economia.
Com uma carga-horária de 280 horas/aula - sendo 140 horas de formação concentrada e 140 horas de protocolo de ingresso na jurisdição. Ao longo dos dois anos seguintes, eles ainda permanecem em formação difusa na Escola Judicial do TRT-8 (Ejud-8), com a obrigatoriedade de realizar formação de 40 horas/aula a cada semestre.
Veja as fotos no Flickr.