TRT-8 realizou a segunda Reunião de Análise da Estratégia de 2024

Encontro destacou temas como a gestão de pessoas, o projeto TRT Presente e o Prêmio CNJ
Fotografia da fachada do TRT8, em Belém.
#ParaTodosVerem: Fotografia da fachada do TRT8, em Belém.
Audiodescrição da imagem: 

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) realizou, no último dia 17, sua segunda Reunião de Análise da Estratégia (RAE) de 2024 - a primeira reunião ocorreu em março. Na abertura, foram abordadas metas para o Prêmio CNJ de Qualidade, especialmente aquelas relacionadas ao julgamento de processos distribuídos e antigos, além das metas de taxa de conciliação. 

Na sequência, foram destacadas as próximas etapas do programa TRT Presente, criado para a realização de visitas institucionais da presidência do Tribunal às Varas do Trabalho fora da sede, em Belém. É uma oportunidade única, onde a presidência leva toda a sua equipe - diretor e secretário-geral, gestão de pessoas, polícia judiciária, comunicação - e realiza também oficinas, coleta demandas, que são tratadas depois. 

Em 2023 foram já realizadas visitas às varas de Altamira (janeiro), Macapá (fevereiro), Castanhal, Santa Isabel e Ananindeua (março), Capanema e Paragominas (abril), Abaetetuba (maio), São Félix do Xingu (julho). Este último, durante o programa Justiça Itinerante pela Amazônia Legal, iniciativa do CNJ, contando com a visita histórica da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, incluindo visita à vara de São Félix. Também houve visitas a Parauapebas (setembro) e Santarém (dezembro).

Foi apresentado um painel de desempenho do programa, incluindo todas as viagens que foram feitas, o tipo de equipamento ou transporte necessário, as notícias sobre as ações e o calendário das próximas -  em Tucuruí (4/5) e Marabá (6/5). A equipe gestora do programa informou também a criação do Balcão Virtual especialmente para captar demandas das unidades fora da sede para ter um contato mais próximo com as áreas administrativas. 

Gestão de pessoas

A segunda RAE encerrou com destaque para a gestão de pessoas, incluindo o Plano Anual de Capacitação, elaborado para 2024 com um novo viés, abarcando não só as metas do planejamento estratégico, como as metas do Prêmio CNJ de Qualidade. Outra mudança foi o retorno da avaliação dos (as) servidores (as) que estão na classe C13, que havia sido interrompido por limitação de sistema e foi anunciada uma campanha para orientar sobre como avaliar.

A Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep) também está fazendo o Banco de Talentos de Participação Feminina, que tem relação com a COP 30; o Programa de Desenvolvimento Gerencial, no qual serão trabalhados os perfis dos (as) gestores (as); o retorno do Processo Seletivo Interno e do Programa de Preparação para a Aposentadoria, que já teve palestra inaugural e seu primeiro módulo, no último dia 24 de maio, falando dos primeiros passos que devem ser dados para a aposentadoria.

O presidente do TRT-8, desembargador Marcus Losada Maia, comentou sobre a atuação desta secretaria. “Gostaria de fazer o registro aqui que a administração resolveu direcionar a Segep apenas para a gestão de pessoas mesmo. Por isso que ela resolveu tirar a área de pagamento, criou uma secretaria para isso, que era uma área extremamente sensível e demandava muito esforço; e também a área de saúde, que é uma área que demanda muito trabalho da Segep, e me parece que foi o adequado. Hoje a Segep está absolutamente focada na questão da gestão de pessoas”, elogiou o magistrado.