TRT-8 reforça a importância dos cuidados com a saúde ocular
No Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado em 10 de julho, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a visão, especialmente no ambiente de trabalho, onde o uso prolongado de telas e a má iluminação podem ocasionar problemas oculares.
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) toma medidas importantes para garantir a saúde ocular de magistrados (as) e servidores (as), que a partir de agora ao realizarem o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), tanto anualmente (para maiores de 45 anos) quanto bianualmente (para menores de 45 anos), terão acesso à avaliação oftalmológica. Essa iniciativa visa o diagnóstico precoce de doenças oculares e a promoção da saúde ocular.
Além da avaliação oftalmológica, o TRT-8 já havia implementado medidas para garantir um ambiente de trabalho ergonomicamente adequado, com mobília apropriada e ajuste correto das telas de computador. Essas medidas visam reduzir a fadiga visual e prevenir problemas oculares causados pelo uso prolongado de telas.
O coordenador da Coordenadoria de Saúde (Codsa) do TRT-8, Steven Pinheiro, ressalta a preocupação com o aumento de doenças oculares, principalmente entre crianças, devido ao uso excessivo de telas de celulares, computadores e televisão.
Sinais que indicam a necessidade de consulta oftalmológica: lacrimejamento, vermelhidão nos olhos, visão embaçada, visão dupla, secreção ocular, alterações pupilares.
Cuidados simples para a saúde ocular no dia a dia:
- Evitar coçar os olhos;
- Usar protetor ocular em ambientes com risco de lesões oculares;
- Usar óculos ou lentes de contato apenas com prescrição médica oftalmológica;
- Ter cuidado ao usar maquiagem, pois pode causar alergias;
- Realizar consultas oftalmológicas periodicamente.
*Com informações do Ministério da Saúde.