Alta administração do TRT-8 realiza a primeira RAE de 2025

Reunião de Análise da Estratégia destacou metas e programas deste ano, especialmente, aquelas ligadas ao Prêmio CNJ de Qualidade.
Foto do Pleto do TRT-8 mostra magistrados e servidores durante a primeira RAE 2025.
#paratodosverem Foto do Pleto do TRT-8 mostra magistrados e servidores durante a primeira RAE 2025.

A primeira Reunião de Análise da Estratégia (RAE) 2025, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) - Pará e Amapá, ocorreu nesta segunda-feira, 31, na sala do Pleno, sob a gestão da desembargadora presidente Sulamir Monassa de Almeida. A abertura, conduzida por Alex Barros, diretor da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do TRT-8 (Seges), destacou o resultado das metas de 2024 e perspectiva para 2025.

De acordo com o diretor, em 2024 o TRT-8 conseguiu bater as principais metas de produtividade: a meta 1, de julgar mais processos do que recebeu naquele ano; a meta 2, de julgar processos mais antigos (que tenham mais de 4 anos de tramitação); e a meta 3, de ampliar as resoluções de conflito por meio da Conciliação. Também ocorreram avanços em metas como a 5, de diminuição da taxa de congestionamento líquido; a meta 9, relacionada à inovação; e a meta 11, relacionada às ações de combate ao trabalho infantil.

Para 2025, além de repetir os feitos de 2024, novos indicadores entram em cena, como a promoção do trabalho decente, o equilíbrio orçamentário e o combate ao assédio e à discriminação. “Há, claro, a dificuldade pela demora na aprovação da Lei Orçamentária (LOA), com atraso de três meses - e ainda sem aprovação. O que dificulta o planejamento e a execução de projetos. Esse é um grande desafio para 2025”, acrescentou Alex Barros.

Também há como expectativa voltar a alcançar premiações que foram obtidas em 2024, especialmente o topo do Ranking da Transparência e a categoria Excelência do Prêmio CNJ de Qualidade. “No Ranking da Transparência, alcançamos 98% até o momento e acreditamos que até o fim de 2025 chegaremos à pontuação máxima. Já o Prêmio CNJ vem sendo monitorado com expectativa de 93%, o que já nos permitiria alcançar a categoria Diamante, e seguimos na luta para chegar novamente ao Excelência [categoria mais alta]”, detalha Alex Barros.

Na revisão do Planejamento Estratégico 2021-2026, a partir de orientações do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o TRT-8 passou de 18 para 25 indicadores, em 2025. Entre as adições estão projetos voltados ao trabalho decente, divulgação da memória institucional e a promoção da saúde de magistrados e servidores. Em maio de 2025, o CNJ já deve promover a primeira reunião para debater as metas 2027-2032, as quais deverão receber aprovação até junho de 2026.

DIRETRIZES 2025-2026

Após estas questões preliminares, a reunião passou a abordar o Plano de Diretrizes da Gestão 2025-2026, começando pela 1ª diretriz: Reconhecimento e Valorização das Pessoas. O que inclui os programas TRT-8 Presente, TRT-8 Na Medida, Gestão da Memória e Conhecimento, e ainda, o Programa de Formação de Líderes e Sucessores.

O secretário-geral da Presidência, Rodopiano Neto, destacou que a meta para 2025 do projeto TRT-8 Presente é concluir a agenda iniciada em 2023-2024, levando a alta administração do Tribunal até as cidades de Parauapebas, Xinguara, Redenção, Marabá e Breves, ainda no primeiro semestre. E, já no segundo semestre, serão montadas as programações de visitação às Varas do Trabalho de Santarém, Óbidos e Itaituba. Agora em formato reduzido, com uma equipe mais enxuta, mas ainda tendo como destaque a presença da Presidência e da Diretoria-Geral.

Sobre o TRT-8 Na Medida, Alvaro Rolo, diretor da Secretaria de Saúde (Sesau), destacou que serão renovadas diversas atividades que estavam presentes em 2024, ano de criação do programa. Entre elas, aulas de pilates, yoga, assessoria para caminhada e corrida. Também será renovada a parceria com a faculdade Estácio, oferecendo exames de bioimpedância, avaliação nutricional, fisioterapia e ginástica laboral. A previsão é que estas atividades sejam retomadas em maio. Também foi confirmada a realização da II Corrida e Caminhada do TRT-8 para o dia 30 de novembro.

Ainda dentro das ações da Sesau, ocorre neste mês de abril a II Semana da Saúde, com palestras, atendimentos e atividades físicas. E foi anunciado que o TRT8 passará a ter um calendário anual de vacinação, além de uma clínica de atenção primária, no prédio-sede, através do PAS, visando ampliar os cuidados preventivos de saúde para magistrados e servidores.

MEMÓRIA

Também faz parte do planejamento estratégico 2025-2026, como apontado por Benedito Vila Real, chefe do Núcleo de Documentação e Gestão de Memória (Nudoc), o Programa de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário. Entre os desafios apontados pelo gestor está a transição para os documentos digitais, inclusive com a digitalização, tratamento e catalogação dos documentos que já fazem parte do arquivo do TRT-8. Atualmente, o volume deste acervo corresponde a cerca de 160 mil caixas de documentos. “Vale lembrar que a gestão de documentos impacta no desempenho que temos no Prêmio CNJ de Qualidade. Ela corresponde a 30 pontos”, acrescenta Benedito Vila Real.

GESTÃO DE PESSOAS

A diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep), Lia Martins, destacou o Programa de Desenvolvimento de Líderes e Sucessores, que tem oferecido atividades formativas, realizados entrevistas para traçar o perfil dos cargos de liderança no TRT8, entre outras ações; e o Programa de Gestão do Conhecimento, que busca trabalhar melhor os dados produzidos pelo TRT8, a partir da migração de informações das mídias físicas para o digital. “É uma iniciativa que colabora para garantir a preservação de informações, reduzir custos, além de alinhar-se a questões de sustentabilidade”, pontuou a gestora.

Texto: Lais Azevedo/Secom TRT-8