Audiência coletiva discute os impactos das mudanças climáticas no meio ambiente do trabalho

Evento integra ações do Abril Verde, mês dedicado à prevenção de acidentes e doenças do trabalho
Foto colorida da fachada da sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região
#ParaTodosVerem - Foto colorida da fachada da sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), o Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT), por meio do Grupo de Trabalho Interinstitucional Nacional (GETRIN) e do Programa Trabalho Seguro, promovem a audiência pública "Mudanças Climáticas e Impactos no Meio Ambiente do Trabalho: quente demais para trabalhar?", que acontece no dia de 25 de abril, às 9h, no auditório do MPT, em Belém.

O evento integra as ações do Abril Verde, mês de conscientização sobre a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Este ano, o público-alvo das ações são os setores da atividade com trabalho a céu aberto. Serão convidados representantes dos trabalhadores da construção civil, mineração, limpeza urbana e transporte público, entidades empresariais, sindicais, da sociedade civil, além da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PA), Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs) e demais órgãos governamentais e organizações não governamentais, sem prejuízo de outros interessados.

Para o desembargador do TRT-8, Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior, que também é membro do comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro, é muito importante discutir os impactos das mudanças climáticas na saúde do trabalhador em um contexto de uma cidade quente, como é o caso de Belém. “É discutir o passado, o presente e o futuro, porque quando colocamos em uma perspectiva histórica nós devemos nos preocupar, porque Belém é uma cidade quente. E o que mais nos preocupa é não estarmos adaptados para essa realidade e muito menos estarmos preparados para a realidade que virá. Ano passado Belém teve aproximadamente 50 dias de calor extremo e se espera que isso quadruplique em 30 anos. Então, nós precisamos avançar na adaptação dos postos de trabalho para essa nova realidade”, destaca.

A audiência pública será iniciada às 9h, com o pronunciamento da mesa de abertura composta por representantes do MPT, TRT-8 e SRTE/PA. Na sequência, dois convidados farão exposição acerca dos efeitos das altas temperaturas na saúde do trabalhador e a regulação da exposição ocupacional ao calor, orientando sobre as medidas de prevenção a serem adotadas.

Num terceiro momento, será permitida a palavra aos participantes que poderão se inscrever durante a audiência. Os representantes de órgãos públicos com sede em outros municípios poderão acompanhar tudo por videoconferência a partir de link de transmissão a ser divulgado.

“O nosso objetivo é manter uma interlocução com as instituições públicas responsáveis pelo monitoramento das condições de trabalho, e que estão atentas às mudanças climáticas em relação às condições de trabalho e também conversar com os trabalhadores e empregadores, que são as pessoas que têm direitos e deveres nessa matéria”, explica o desembargador.

O evento é uma realização da Coordenadoria Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT/PRT8) e do GETRIN/Trabalho Seguro do TRT-8.

Serviço: Audiência coletiva "Mudanças Climáticas e Impactos no Meio Ambiente do Trabalho"

Data: 25/4/2025

Hora: Às 9h

Local: Auditório do MPT, localizado na Avenida Governador José Malcher, n° 652.

 

*Com informações do MPT