EJUD8 Encerra com Sucesso Curso Prático de Formação em Mediação e Conciliação, com Parceria Estratégica dos CEJUSCs

A Escola Judicial do TRT da 8ª Região (EJUD8) concluiu, no último dia 02 de abril, o Curso Prático "Formação em Mediação e Conciliação e de Supervisão de CEJUSCs-JT", realizado entre os dias 07 de março e 02 de abril de 2025. A etapa prática, com carga horária de 60 horas/aula, somada às 40 horas/aula do módulo teórico, totalizou as 100 horas exigidas pelas Resoluções CSJT nº 174/2016 e nº 288/2021 para a formação de supervisores de CEJUSCs-JT.
O curso teve como instrutor o Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Fernando Hoffmann, Master of Laws (LLM) em Resolução de Disputas pela Pepperdine University, que compartilhou sua expertise e vasta experiência na área.
A realização da etapa prática do curso foi marcada também pela parceria com o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC) do TRT da 18ª Região e com o CEJUSC de Belém (TRT8). As aulas práticas foram conduzidas nestes espaços, proporcionando aos participantes uma imersão no ambiente real da mediação e conciliação.
Participaram da formação todos os coordenadores de CEJUSC da 8ª Região: a Desembargadora Francisca Oliveira Formigosa (CEJUSC 2º Grau), o Juiz Francisco José Monteiro Júnior (CEJUSC Belém), o Desembargador Carlos Rodrigues Zahlouth Junior (CEJUSC 2º Grau), a Juíza Suzana Maria Lima de Moraes Affonso Carvalho dos Santos (CEJUSC Parauapebas), a Juíza Milene da Conceição Moutinho da Cruz (CEJUSC Macapá), o Juiz Pedro Márcio Coelho Vilar (CEJUSC Belém), o Juiz José Eduardo de Andrade Filho (CEJUSC Macapá), o Juiz Luiz Carlos de Araujo Santos Junior (CEJUSC Parauapebas) e o servidor Alexandre Nascimento da Serra Freire.
A última reunião de supervisão, realizada em 02 de abril, focou nos desafios e experiências da mediação individual, com discussões sobre a ética, a compreensão das intenções e necessidades das partes, e a aplicação de técnicas prospectivas. Os participantes compartilharam casos de sucesso e os desafios enfrentados em mediações complexas. A sessão culminou com a demonstração de uma ferramenta de reconciliação e análise de dados, seguida pela cerimônia de encerramento do curso.
Depoimentos dos Participantes:
O Juiz Fernando Hoffmann expressou sua gratidão à EJUD8 e à Desembargadora Francisca Oliveira Formigosa pelo apoio, destacando o ritmo intenso do curso prático e o engajamento dos participantes. Ele ressaltou a importância da troca de aprendizado e da busca por qualificar a Justiça do Trabalho como um espaço de diálogo e conciliação. Agradeceu especialmente a parceria com o TRT18 e o CEJUSC Belém pela acolhida e colaboração.
A Juíza Suzana Affonso agradeceu a oportunidade de rever conceitos e aprender novas abordagens, enfatizando a riqueza da troca de experiências e a aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos em sua prática jurisdicional.
O Juiz Francisco Monteiro Júnior também manifestou sua gratidão pela qualidade do curso e pelo convívio enriquecedor com os colegas, ressaltando o engajamento de todos em elevar a mediação e conciliação na Justiça do Trabalho.
A Juíza Milene Moutinho da Cruz, apesar dos desafios de conciliar o curso com as atividades judicantes, destacou a experiência fantástica e a nova perspectiva que o curso proporcionou em sua atuação, transformando sua abordagem nas salas de audiência.
A visão institucional:
O Diretor da EJUD 8, Desembargador Raimundo Itamar Lemos Fernandes Júnior ressaltou “a importância formativa em mediação e conciliação, para a adequada resolução de litígios, marca distintiva da Justiça do Trabalho, caracterizada pelo empoderamento das partes e atuação pró-ativa de juízes e servidores. Trata-se de concretização da visão institucional da Justiça do Trabalho, nos moldes constitucionais. Gratidão ao Dr. Hoffman e parabéns a todos os participantes”.
O encerramento do curso prático reforça o compromisso da EJUD8 em promover a capacitação contínua de magistrados e servidores, visando o aprimoramento das práticas de mediação e conciliação no âmbito da Justiça do Trabalho da 8ª Região.
Texto: Ejud8