EJUD8 participa de intensa agenda em Brasília e fortalece parcerias institucionais

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Ejud-8) esteve em Brasília nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, em uma série de atividades voltadas à formação e ao fortalecimento de parcerias institucionais. Representaram a Ejud-8 o Diretor, Desembargador Raimundo Itamar, a Vice-Diretora, Juíza Natasha Schneider, e o Conselheiro e Coordenador Acadêmico, Desembargador Carlos Zahlouth.
Nos dias 17 e 18 de fevereiro, magistrados e magistradas participaram do curso "Acesso à Justiça e Não Discriminação: reflexões a partir dos estândares interamericanos", promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). O curso foi ministrado pelos especialistas da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Marina de Almeida Rosa e Thiago Pierobo, e abordou temas como:
A relação entre empresas e direitos humanos:
O conceito de acesso à justiça no sistema interamericano de direitos humanos;
Oficinas de debate sobre proteção a grupos vulneráveis, incluindo pessoas afrodescendentes, indígenas, idosos e pessoas com deficiência;
Direitos humanos das mulheres;
O funcionamento e a estrutura da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).
Além da participação no curso, os integrantes da Ejud-8 prestigiaram a cerimônia de aposição da foto do ministro Maurício Godinho Delgado na galeria de Diretores da Enamat, evento conduzido pela ministra Kátia Magalhães Arruda, atual diretora da instituição. Na ocasião, a delegação da Ejud-8 teve contato direto com a ministra, apresentando projetos e formalizando um convite para que ela esteja em Belém, fortalecendo os laços institucionais entre a Enamat e a Ejud-8.
No dia 19 de fevereiro, os representantes da Ejud-8 participaram da primeira reunião de 2025 do Sistema Integrado de Formação de Magistrados do Trabalho (SINFOMAT), presidida pela ministra Kátia Magalhães Arruda. Durante o encontro, foram debatidos temas fundamentais para a formação continuada dos magistrados, como:
O planejamento estratégico para 2025/2026;
Os calendários de formação;
As atividades das coordenações de Formação e de Pesquisa.
A ministra Kátia Arruda destacou a relevância do planejamento estratégico para a concretização das metas da Enamat e a busca por parcerias internacionais, mencionando, inclusive, a intenção de trazer à magistratura trabalhista um curso sobre normas internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Finalizando a agenda, a comitiva da Ejud-8 reuniu-se com o Secretário-Geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Juiz Bráulio Gabriel Gusmão. Durante a conversa, foi formalizado um convite para que ele esteja em Belém, a fim de ministrar uma palestra sobre inteligência artificial e suas aplicações no Judiciário, com destaque para o projeto ChatJT.
Com essa intensa agenda em Brasília, a Ejud-8 reafirma seu compromisso com a capacitação contínua, a troca de experiências e a expansão de parcerias estratégicas, visando sempre ao fortalecimento da Justiça do Trabalho e à excelência na formação de magistrados e magistradas.
Texto escrito pelo Des. Carlos Zahlouth, Conselheiro e Coordenador Acadêmico da Ejud-8