Escola Judicial do TRT-8 define programação de atividades de formação para 2025

Eventos preparatórios para a COP 30 marcam a programação
Fotografia em ambiente fechado que reúne homens e mulheres em reunião
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado que reúne homens e mulheres em reunião

A primeira reunião da direção e do Conselho Consultivo da Escola Judicial do TRT-8 (Ejud-8) foi realizada no final da manhã desta terça-feira (21/1), para definir a programação das atividades de formação para 2025 e aprovar o Plano Anual de Capacitação. 

Na oportunidade, também foi feita a indicação do desembargador Carlos Rodrigues Zahlouth Júnior para atuar como Coordenador Acadêmico da Ejud- 8, no biênio 2024-2026.

Ainda foram apresentadas e aprovadas as áreas de atuação dos Conselheiros ao longo do biênio. 

O diretor da Escola Judicial do TRT-8 (Ejud-8), desembargador Raimundo Itamar Lemos Fernandes Júnior, afirma que foi previsto um amplo leque formativo, baseado nos eixos de formação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), Protocolos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e demandas regionais, em especial sobre COP 30 e Inteligência Artificial.

No calendário de 2025, destacam-se a realização pela Ejud-8 de eventos preparatórios para a COP 30, o Seminário de Direitos Humanos, o 5º Simpósio Internacional, as formações itinerantes, os cursos de conciliação, gênero, precedentes, E-gestão, precatórios, instrução probatório, dentre outros.

Itinerância no Marajó - A Itinerância no Marajó foi uma das primeiras ações formativas de 2025 do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), envolvendo a Escola Judicial do TRT-8, a Comissão de Itinerância e diversos setores do Tribunal. A ação, liderada pela Presidente do Tribunal, desembargadora Sulamir Monassa, pelo corregedor regional, desembargador Luís José de Jesus Ribeiro, pelo Desembargador Sérgio Rocha e pela Juíza do Trabalho Natasha Schneider, proporcionou aos novos(as) juízes(as) substitutos(as) uma imersão na realidade regional. Essa atividade formativa, de grande valor, foi marcante para todos os participantes. O Diretor da Escola Judicial expressou seus agradecimentos aos juízes tutores Avertano Klautau, Otavio Bruno e Núbia Guedes.

A primeira reunião do Conselho da Ejud-8 também tratou da Abertura do Ano Judiciário/Ano letivo de 2025, em que serão abordados os temas Inteligência Artificial e Mudanças Climáticas.

 

*Com informações da Ejud-8