Itinerância em Soure realiza duas audiências trabalhistas

As partes participaram da audiência na unidade móvel do TRT-8.
Fotografia em ambiente fechado que reúne cinco homens, em uma sala de audiência
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado que reúne cinco homens, em uma sala de audiência

Durante a Jornada Itinerante do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) no Marajó, o trabalhador rural Ailton José Nunes, 26 anos, morador do bairro Novo, em Soure, foi ao Ginásio da cidade na última quinta-feira, 16, em busca de informações trabalhistas acompanhado de seu antigo empregador e de um advogado trabalhista. Juntos, eles ingressaram com uma reclamação pré-processual (RPP), em busca de fecharem um acordo sem a necessidade de levar o caso adiante.

“Eu ouvi a propaganda no carro som na cidade e vim em busca de resolver essa questão trabalhista, e fui muito bem atendido pela Justiça do Trabalho na pessoa do juiz do Trabalho aqui em Soure”, contou o trabalhador rural, referindo-se ao juiz Demétrio Freitas Rosas, que estava na comitiva de 21 magistrados participantes da itinerância.

“Eu estava aqui na frente do ginásio e os dois, empregador e empregado, chegaram e informaram que queriam entrar em um acordo trabalhista. Eles solicitaram a minha intervenção e eu pedi para eles que realizassem a mediação antes, nós conversamos, chegamos aos valores, acordamos tudo e aí eles já fizeram pagamento na hora, apresentaram o comprovante [de pagamento] e finalizamos o acordo. Foi um processo de reclamação pré-processual [RPP]”, explicou o magistrado.

O empregador Francisco Dias Cavalcante, que trabalha com serviços de agricultura, parabenizou o atendimento do TRT-8. “Eu já vim com as informações necessárias para fazer um acordo. O rapaz trabalhou comigo por nove meses. Eu achei o atendimento muito bom, estou muito satisfeito, foi muito além do que eu esperava e agora tudo resolvido”, comemorou.

Audiência - Outro destaque entre os atendimentos foi o caso de Kédma Rodrigues, 34 anos, universitária e moradora de Soure, que procurou os serviços da Itinerância para tirar uma nova identidade e ao conversar com o servidor do TRT-8 Nilson Barros, encontrou a possibilidade de resolver uma questão trabalhista que tentava desde agosto de 2024. “Eu soube da Itinerância pelas redes sociais, eu resolvi toda a minha vida aqui no Ginásio de Soure. A questão trabalhista foi resolvida muito rápido, sem muita burocracia, porque a Justiça estava aqui na minha cidade. O que não consegui resolver em cinco meses, resolvi em uma hora de tempo aqui na minha cidade e saio muito satisfeita”, comemorou.

 

Confira aqui as fotos da Jornada Itinerante no Marajó. 

Texto: Andreza Gomes/ Secom TRT-8

Fotos: Camila Souza/ Secom TRT-8