Itinerância na região oeste do Pará aprovada pela população

A ação foi realizada de 17 a 22 de março de 2025 nas cidades de Monte Alegre, Alenquer e Belterra.
— Foto: ASCOM8
— Foto: ASCOM8

Mais de 200 atendimentos foram realizados no projeto Justiça Itinerante, realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) - Pará e Amapá, nas cidades de Monte Alegre, Alenquer e Belterra, no período de 17 a 22 de março.

O juiz do Trabalho Francisco José Monteiro Junior, coordenador da Itinerância, esteve à frente da equipe que contou com 14 pessoas envolvidas entre servidores (as) da Justiça do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), INSS, Caixa Econômica Federal, Ministério Público Federal e Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Os serviços mais procurados pela população das cidades foram: atermação trabalhista, solicitações de seguro-desemprego, PIS/PASEP, aposentadoria, FGTS e assistência na resolução de problemas de acesso ao sistema e-GOV. 

Segundo o relatório final da equipe, foram abertos 25 processos trabalhistas; houveram 16 decisões judiciais proferidas e entregues às partes; cinco acordos homologados - totalizando mais de R$ 40 mil. Os acordos foram formalizados e homologados na plataforma do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e as audiências foram agendadas para esta sexta-feira, 4. 

Erica Gomes, foi uma das beneficiadas pelo atendimento. “Eu vim saber sobre meu benefício. Achei o atendimento maravilhoso e fui muito bem atendida por todos da Itinerância”, comemora. 

Para o coordenador da Itinerância, a semana de atividades da Justiça do Trabalho na região Oeste foi um sucesso. “Celebramos com alegria o êxito do trabalho, com a realização de 246 atendimentos e a formalização de cinco acordos, somando um valor de R$40.750. A equipe envolvida demonstrou comprometimento, e as parcerias estabelecidas com os municípios e entidades locais contribuíram para a efetividade das ações. O apoio da comunidade, através das prefeituras, câmaras municipais e outras instituições, foi fundamental para o êxito da itinerância. A continuidade dessas ações itinerantes permite o acesso à justiça em localidades distantes, promovendo a resolução de questões trabalhistas e sociais, e oferecendo suporte direto à população”, finaliza o juiz do Trabalho Francisco José Monteiro Junior.

Confira aqui as fotos