Janeiro Branco: TRT-8 reforça compromisso com a saúde mental

Com o tema “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”, ações e orientações promovem bem-estar contínuo
Arte gráfica nas cores branco e azul. No topo, a logo da Justiça do Trabalho e do Instituto Janeiro Branco. No card, o texto: O
#ParaTodosVerem: Arte gráfica nas cores branco e azul. No topo, a logo da Justiça do Trabalho e do Instituto Janeiro Branco. No card, o texto: O que fazer pela saúde mental agora e sempre? De janeiro a janeiro. Ao lado um relógio.

O Janeiro Branco é uma campanha nacional criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de cuidar da saúde mental. Este ano, o tema “Janeiro Branco 2025: O que fazer pela saúde mental agora e sempre?” destaca a necessidade de adotar práticas que promovam o equilíbrio emocional de forma contínua, e está alinhado às iniciativas desenvolvidas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) por meio da Seção de Suporte Psicossocial (SEPSI).

A SEPSI tem se empenhado em promover campanhas e eventos voltados para a conscientização sobre a saúde mental, como a ação “Abrace suas emoções” e a palestra realizada durante a Semana Institucional de 2024 com o tema “Os fatores psicossociais e as possibilidades protetivas: uma apresentação interativa”. Essas iniciativas têm como foco proporcionar reflexões e estratégias para lidar com os desafios emocionais no ambiente de trabalho e na vida pessoal.

O chefe da Seção de Suporte Psicossocial, Gabriel Rossi, contou que o objetivo do Janeiro Branco é estimular a consciência, educar e despertar atitudes que possam contribuir para a proteção e gerenciamento da saúde mental, com o objetivo de promover o bem-estar da população em diferentes ambientes.

Cartilha de Saúde Mental: práticas para toda a vida

Como parte das ações do Janeiro Branco 2025, a SEPSI lançou uma cartilha que reúne orientações e práticas para promover a saúde mental ao longo da vida. O material aborda temas como: Fatores psicossociais e alimentação; tempo de qualidade; comunicação não violenta, dicas de higiene do sono, entre outras.

A cartilha destaca, ainda, a importância de buscar ajuda profissional quando necessário e de criar um ambiente acolhedor, tanto no trabalho quanto na vida familiar e está disponível aqui.

O TRT-8 reafirma seu compromisso com o bem-estar dos(as) servidores(as) e magistrados(as), promovendo ações que vão além do mês de janeiro. “As orientações e ações como o Janeiro Branco são de suma importância para os(as) servidores(as) e magistrados(as) do Tribunal, uma vez que essa campanha engloba e estimula a criação e manutenção de hábitos saudáveis, agindo assim na prevenção de possíveis patologias e garantindo a qualidade de vida no trabalho”, destacou o psicólogo Gabriel Rossi.  

Ao engajar-se na campanha Janeiro Branco 2025, o TRT-8 reforça que cuidar da saúde mental é um compromisso que começa agora e deve ser mantido sempre.